UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeos não são de ato recente de Bolsonaro em Copacabana; imagens são de 2022
22.04.2024 - 18h50
Rio de Janeiro - RJ
Circula na internet vídeos de Copacabana (RJ) lotada, sugerindo serem do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que aconteceu no último domingo (21). É falso. Os vídeos são do 7 de setembro de 2022  
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Isso aqui é uma fotografia 360° de Copacabana, acabou de acontecer essa manifestação”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
As imagens são de ato promovido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no feriado de 07 de setembro de 2022, durante ato do governo de Jair Bolsonaro (PL) em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil. O vídeo foi compartilhado por um perfil no Kwai um dia após o evento, em 8 de setembro de 2022. Além disso, o próprio vídeo está marcando “2022-09-07”, indicando que foi registrado naquela data. Ao contrário do que sugerem as publicações, que voltaram a circular essa semana, as imagens não têm relação com a manifestação convocada por Bolsonaro que ocorreu no mesmo local no último domingo (21).   
“Copacabana amanheceu assim”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
As imagens que voltaram a circular são do ato promovido em Copacabana no feriado de 07 de setembro de 2022, durante o governo Bolsonaro, e não da manifestação promovida no último domingo (21) pelo ex-presidente e seus aliados. Não foi possível localizar o vídeo original, contudo, analisando a publicação é possível verificar que o registro é antigo.
Ao comparar o caminhão usado por Bolsonaro em 2022 e o utilizado na manifestação do último domingo (21). Os registros da época e o vídeo que circula nas redes sociais mostram o veículo posicionado na frente dos prédios, enquanto, na manifestação de 2024, o palanque está em uma posição diferente, em paralelo à rua. Compare nas imagens, abaixo: 
A primeira imagem mostra o registro feito pelo jornal O Globo dos atos de 2022; a segunda mostra o vídeo que é falsamente associado à manifestação de 21 de abril de 2024 e a terceira imagem mostra o registro do ato de 2024 compartilhado pelo Uol.
A partir dos textos dos cartazes do caminhão também é possível verificar que o vídeo é antigo. Em 2022 e no registro que voltou a circular nas redes sociais, é possível ver que estava uma bandeira do Brasil e os escritos “Liberdade, liberdade, liberdade”. No protesto de 21 de abril de 2024, é possível ver que a frase exposta no palanque é diferente, e dessa vez, está escrito “Manifestação Pacífica”. 
Compare, abaixo:
À esquerda, imagens dos atos de 7 de setembro de 2022, à direita, trecho de registro da manifestação de 21 de abril de 2024 em Copacabana.
SAIBA MAIS:
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.



Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.07.2025 - 17h53
Economia
Não há evidências de gasto de R$ 2 bi em polo de biotecnologia na Amazônia

Circula pelas redes sociais a alegação de que R$ 2 bilhões haviam sido gastos em um “polo industrial de biotecnologia da Amazônia” e que a obra nunca foi concluída. É falso. Instituições supostamente envolvidas no caso negaram a existência de qualquer fato relacionado à alegação.

João Pedro Capobianco
11.07.2025 - 13h48
Justiça
Vídeos distorcem Código Penal e Lei Maria da Penha sobre furto entre cônjuges

Vídeos no Instagram alegam que, com base no Código Penal e na Lei da Maria da Penha, não é crime uma esposa pegar dinheiro na carteira do marido, mas seria se o contrário ocorresse, com o homem pegando dinheiro da mulher. É falso. Há crime se a situação estiver inserida em um contexto de violência doméstica.

Maiquel Rosauro
10.07.2025 - 17h50
Fraude
Criminosos usam deepfake de Mion e vídeo de criança com doença para aplicar golpe

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Marcos Mion pede doações para um menino chamado Felipe, portador de uma doença rara. O post orienta o usuário a clicar em um site para fazer uma contribuição. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a publicação não leva para o portal verdadeiro em que a criança recebe donativos. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital