UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Alexandre de Moraes saiu correndo e gritando no Congresso
23.04.2024 - 14h55
Porto Alegre - RS
Esta verificação foi atualizada para incluir, ao final do texto, a informação sobre o arquivamento do processo contra o servidor Rodrigo Bastos, do Senado
02.12.2024 - 11h33
Post nas redes sociais mostra um vídeo com um homem careca e vestindo um terno correndo pelos corredores do Congresso Nacional, enquanto é perseguido por pessoas que filmam a cena. A legenda que acompanha a publicação alega que se trata do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que o vídeo foi gravado em 16 de abril de 2024. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
exato momento que Morais sai correndo e gritando o machão virou gazela
16/04
só e macho com os cupincha dele mas com o povo de bem ele tem é medo
– Texto em vídeo que, até 11h08 do dia 23 de abril de 2024, havia sido compartilhado por 205 usuários no Facebook
Falso
O homem que aparece no vídeo não é o ministro Alexandre de Moraes, mas o secretário parlamentar Rodrigo Duarte Bastos, lotado no gabinete do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). As cenas foram registradas em 18 de outubro do ano passado e iniciaram no Senado, segundo nota enviada à Lupa pela assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados.
As imagens mostram uma confusão que envolveu Bastos e parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, após a aprovação do relatório final do colegiado. Na ocasião, deputados e senadores governistas estavam no Salão Azul, do Senado, enquanto caminhavam em direção à Praça dos Três Poderes, em um ato simbólico em defesa da democracia. O assessor estava no meio dos parlamentares e gritava palavras de ordem contra o grupo Resistência Islâmica (Hamas). 
Bastos filmava o ato com um celular no momento em que o deputado Rogério Correia (PT-MG) deu um tapa em sua mão. O aparelho, então, caiu na cabeça da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). Ele foi acusado de agressão e a situação gerou um tumulto. Policiais legislativos perseguiram o assessor e jornalistas também correram para fazer imagens. 
Ele correu para o Anexo II, da Câmara dos Deputados, prédio que fica ao lado do Senado. À época, Jordy prometeu demitir o assessor, mas logo voltou atrás e decidiu mantê-lo no cargo.

Conforme a assessoria de imprensa do Senado, o fato foi registrado na Coordenação de Polícia de Investigação e Judiciária da Secretaria de Polícia do Senado e arquivado posteriormente, uma vez que, de acordo com o órgão, não houve crime na conduta do assessor.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


27.11.2024 - 10h00
Trabalho
É falso que Luciano Hang criticou PEC do fim da escala 6x1 em vídeo; fala é de 2023

Circula um vídeo nas redes sociais alegando que Luciano Hang criticou a PEC do fim da escala 6x1 ao dizer que “trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta, não é para empresário”. É falso. O vídeo foi gravado em abril de 2023, antes da mobilização para protocolar a proposta sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Catiane Pereira
26.11.2024 - 04h00
Política
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, entrou em contato com o Superior Tribunal Militar (STM) e exigiu o compartilhamento de nomes de oficiais que teriam traído Jair Bolsonaro. É falso. O STM negou que tal contato tenha ocorrido.

João Pedro Capobianco
22.11.2024 - 12h00
Política
Vídeo de Trump sobre operação militar na Venezuela é de 2017

Circula nas redes um vídeo em que Donald Trump afirma que a Venezuela é uma “bagunça perigosa” e que os Estados Unidos poderiam tomar ações militares para defender o povo venezuelano. Falta contexto. Apesar de estar sendo compartilhado como se fosse uma declaração atual, a fala de Trump é de 2017, quando a Venezuela vivenciava uma crise econômica.

Evelyn Fagundes
22.11.2024 - 11h12
Saúde
CEO da Pfizer não foi condenado à prisão perpétua por mentir sobre vacina

Post nas redes sociais alega que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, foi condenado à prisão perpétua por mentir para bilhões de pessoas sobre a vacina contra Covid-19, além de apontar que o imunizante não é seguro e eficaz. É falso. Trata-se de uma teoria da conspiração que circula desde 2021. A Anvisa comprovou a eficácia e a segurança da vacina.

Maiquel Rosauro
22.11.2024 - 10h51
Política
É falso que Maduro mobilizou mísseis após o Brasil vetar Venezuela no Brics

Circula na internet um vídeo que alega que Nicolás Maduro movimentou mísseis na fronteira com o Brasil após o presidente Lula vetar a entrada da Venezuela no Brics. É falso. O Exército esclareceu que não há movimentação incomum de tropas, apenas a prontidão preventiva de rotina. Além disso, alertou que postagens enganosas promovem desinformação.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital