UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Documento apresentado por jornalista norte-americano não comprova fraude nas eleições de 2022
24.04.2024 - 13h17
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes um vídeo com a fala do jornalista norte-americano Glenn Greenwald sobre uma suposta decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 11 de janeiro de 2023 solicitando o banimento de perfis em redes sociais. Segundo a publicação, o texto exposto por Greenwald comprova que houve fraude nas eleições de 2022. É falso. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Censura de Moraes é comprovada 
O próprio STF/TSE manipularam as eleições 
Fraude nas eleições na cara dura!!”

– Trechos de texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O texto mostrado pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald não comprova fraude nas eleições de 2022. O suposto documento apresentado por ele se refere a uma decisão de 11 de janeiro de 2023 — ou seja, não teria como interferir no pleito presidencial de outubro de 2022
Trata-se do Inquérito 4.8879, que apura uma possível omissão do governador do Distrito, na época afastado, Federal Ibaneis Rocha (MDB), dos ex-secretários de Segurança Pública do DF Anderson Torres e Fernando de Sousa Oliveira, e do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Vieira, em relação aos ataques de 8 de janeiro.  Rocha voltou ao cargo em 16 de março de 2023, após autorização do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 
Na apresentação, Greenwald lê trechos de uma decisão do STF supostamente enviada a redes sociais como X, Facebook, Instagram, Rumble e TikTok, solicitando o banimento de perfis nessas plataformas. Não foi possível verificar a veracidade do texto, já que o processo e decisões relacionadas a ele estão sob sigilo. A fala aconteceu em 16 de abril de 2024 (a partir de 35:18), durante debate da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados sobre acusações de suposta censura do Judiciário brasileiro ao X (ex-Twitter) em 2022
Vale ressaltar ainda que, ao contrário do que é informado no texto do vídeo que circula nas redes sociais, a fala de Greenwald não tem nenhuma relação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.



Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital