UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Mulher em vídeo viral não é a autora de mortes de idosos no Mato Grosso
26.04.2024 - 15h07
Porto Alegre - RS
Post traz um vídeo viral no qual uma mulher relata que pegou uma arma e assassinou dois idosos. O texto que acompanha a publicação alega que se trata de uma bolsonarista que matou dois idosos em Mato Grosso. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Bolsonarista que matou ídosos em Mato Grosso 👇🏼
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A mulher no vídeo é a influenciadora digital Aline Bardy Dutra, que não é a autora da morte dos idosos no Mato Grosso. Ela possui um perfil no Instagram onde publica sátiras contra a direita. É o caso desse vídeo, no qual ela interpreta e ridiculariza a pecuarista Inês Gemilaki, suspeita de matar Pilson Pereira da Silva, 69 anos, e Rui Luiz Bogo, de 81, em Peixoto de Azevedo (MT), no último domingo (21).
Inês foi presa na terça-feira (23), junto com seu filho, o médico Bruno Gemilaki Dal Poz, também acusado pelo crime. No mesmo dia, mais cedo, foram presos por suspeita de participação nos assassinatos, Márcio Ferreira Gonçalves, marido de Inês, e Eder Gonçalves Rodrigues, irmão de Márcio.
Uma câmera de segurança flagrou mãe, filho e cunhado invadindo a casa e efetuando vários tiros. De acordo com a polícia, o marido de Inês teria dado apoio à fuga. O crime ainda está em investigação.
Na versão original do post, Aline Bardy Dutra publica um breve texto com os nomes de mãe e filho suspeitos pelo duplo homicídio. Porém, como o vídeo viralizou sem as informações da legenda, há usuários das redes sociais confundindo a influenciadora com a mulher suspeita pelos assassinatos.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.06.2024 - 19h21
Agricultura
Açúcar com fragmentos metálicos é brasileiro, não chinês

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um pacote de açúcar com peças metálicas sendo atraídas por um imã. Segundo a legenda do post, o açúcar em questão seria um produto importado recentemente da China pelo governo Lula (PT). É falso. O vídeo é antigo. Além disso, o açúcar foi produzido no Brasil, não no exterior.

Evelyn Fagundes
18.06.2024 - 17h59
Política
É falso que Giorgia Meloni se negou a abraçar Lula em reunião do G7; vídeo foi editado

Post exibe vídeo que supostamente mostra a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusando a abraçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  na chegada à cúpula do G7, na Itália. É falso. O vídeo foi editado e omite o momento em que Meloni abraça Lula e em seguida os dois posam para fotos.

Catiane Pereira
18.06.2024 - 17h20
Fraude
Falsa indenização de R$ 200 milhões da Caixa é usada para aplicar golpe

Circula pelas redes sociais a imagem de uma suposta notícia da CNN afirmando que a Caixa Econômica Federal foi condenada a pagar R$ 200 milhões em indenizações por vazamento de dados. A publicação leva o usuário a um site onde ele pode, supostamente, consultar se tem direito à indenização. É falso, como esclareceu a Caixa em nota à Lupa.


Gabriela Soares
18.06.2024 - 17h11
Política
Piada de Moraes sobre ser ‘ministro comunista’ foi tirada de contexto

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirma estar “reconfortado” por não ser mais o “único ministro comunista” da Corte. Na gravação, ele se refere a um “momento socialista” do STF. Falta contexto. Moraes fez a afirmação em tom de piada durante sessão em 12 de junho.

Carol Macário
18.06.2024 - 15h49
Política
É falso que ‘segurança do rei’ mandou Lula descer degrau e se afastar de autoridade

Circula nas redes um vídeo cuja legenda afirma que o presidente Lula, ao se dirigir ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, é alertado pelo "segurança do rei" a se afastar. É falso. A pessoa que aparece nas imagens é o chefe do Banco Mundial, Ajay Banga, que orienta Lula na posição oficial na foto da Cúpula do G7.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital