UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É golpe anúncio afirmando que Elon Musk oferecerá internet grátis para o Brasil
02.05.2024 - 13h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo anunciando que o empresário Elon Musk, dono da SpaceX, fornecerá o Starlink, serviço de internet via satélite da empresa, gratuitamente no Brasil. É falso
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Elon Musk coloca Fim da conta de internet!
Receba gratuitamente seu Starlink”

– Texto em legenda de vídeo que, até 16h do dia 30 de abril de 2024, havia sido visualizado por 73 mil usuários no Facebook
Falso
É golpe. Não há nenhuma notícia confirmando que o serviço de internet via satélite Starlink, do empresário Elon Musk, distribuirá sinal gratuitamente no Brasil. Para enganar potenciais vítimas, os golpistas usam páginas com o layout similar ao de portais de notícia e um áudio gerado por inteligência artificial, imitando a voz do âncora do Jornal Nacional, William Bonner, divulgando a falsa a ação — nenhuma informação sobre a suposta ação foi localizada na página do telejornal
Ao clicar no link divulgado nas redes sociais, o consumidor é encaminhado para um chat de conversa que simula o site G1. Contudo, é possível verificar que o domínio do site falso é “app.internetliberada.store”, enquanto o verdadeiro site do portal é “g1.globo.com”.
Na página, os criminosos solicitam dados pessoais do usuário, como o CEP e CPF. A partir de dados falsos, a Lupa preencheu o formulário e, na sequência, foi encaminhado para um site onde são feitas perguntas, como qual o provedor de internet usado e “quem te representa politicamente”: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).  
Depois de responder às perguntas, a página de pagamento para “receber” a antena da Starlink é desbloqueada e a taxa de entrega é cobrada. A ferramenta Detector de Site Confiável do Reclame Aqui, que alerta para páginas possivelmente fraudulentas, também identificou dois sinais que exigem atenção: o site foi registrado há apenas 18 dias e nos Estados Unidos da América (EUA). Segundo o Reclame Aqui, sites fraudulentos costumam utilizar domínios estrangeiros para aplicar golpes. A plataforma também destaca a importância de se atentar para sites registrados há menos de um ano.

Musk é alvo de desinformação

Em 25 de abril de 2024, por exemplo, a Lupa desmentiu conteúdos que afirmavam que o empresário teria dito que iria distribuir um auxílio de R$700,00 para os brasileiros que vivem de aluguel e também internet gratuita para toda a população do país. 

Leia também

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.



Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital