UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Barragens, falta de luz e alimentos: desinformação amplia crise climática no Rio Grande do Sul
03.05.2024 - 17h03
Porto Alegre - RS
Estrada destruída pela correnteza em Santa Maria. Foto: Mauricio Tonetto / Secom / Governo-RS
A desinformação tem prejudicado o trabalho de autoridades do Rio Grande do Sul que atuam contra os efeitos da chuva histórica que atinge o estado. Prefeituras, bombeiros e companhias de água e eletricidade têm usado as redes sociais para esclarecer boatos e informações falsas sobre rompimento de barragens, desligamento de luz e falta de alimentos. Os posts com desinformação circulam, sobretudo, via aplicativos de mensagens.
Boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, ao meio-dia, nesta sexta-feira (3), informa que 235 municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas. Há 7.949 pessoas desabrigadas, 23.598 desalojadas, 74 feridos e um total de 351.639 afetados pelo evento climático. Além disso, 74 estão desaparecidos e foram registrados 37 óbitos em 22 municípios.

Falta de luz generalizada

Na quinta-feira (2), a CEEE Equatorial, empresa de energia elétrica que atende 72 municípios gaúchos, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, divulgou um comunicado informando que — ao contrário do que diz um áudio que circula no WhatsApp — não haverá desligamento geral de energia elétrica nos municípios. A mensagem apócrifa surgiu após a companhia divulgar a realização de um desligamento preventivo em mais de 30 cidades.
Em nota, a assessoria de imprensa da CPFL Energia — controladora da RGE Sul, que atende 381 municípios gaúchos — também negou que realizará o corte do fornecimento de energia. A Lupa publicou uma verificação sobre o assunto.
As águas do lago Guaíba inundaram parte de Porto Alegre nesta sexta-feira (3). A Prefeitura realiza a evacuação de áreas do Centro Histórico e 4° Distrito. A CEEE Equatorial informou que fez um desligamento preventivo da energia da região.

Água no topo do Muro da Mauá

Porto Alegre possui uma estrutura de proteção contra enchentes na Avenida Mauá, popularmente chamada de Muro da Mauá, no Centro Histórico. Nas redes sociais circula um vídeo alegando que as águas do Guaíba estariam quase no topo do muro, o que indicaria que a inundação atual é extremamente mais severa do que se apresenta até agora.
Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (Dmae), a informação é falsa. "Nossas equipes estão no local, fizeram a medição e o nível está em 4,58m e a uma distância de 1,70m do topo do muro", informa o Dmae na tarde desta sexta (3).

Rompimento da Barragem Santa Mônica

A Prefeitura de Garibaldi, na Serra Gaúcha, publicou um comunicado, na quinta-feira (2), afirmando que a Barragem de Santa Mônica, localizada no município, não foi rompida. A informação falsa, segundo o Poder Executivo Municipal, foi divulgada em grupos no WhatsApp.
Para rebater a desinformação, a Prefeitura de Garibaldi publicou em sua página no Facebook uma nota da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), afirmando que a barragem não está comprometida e não corre risco de rompimento. 
Garibaldi registra 14 pessoas desabrigadas que foram acolhidas no Ginásio de Esportes. Diversas localidades do município apresentam desmoronamento e vias interditadas.

Rompimento das barragens de Canastra e Laranjeiras

Os Bombeiros Voluntários de Três Coroas, na Serra Gaúcha, também estão combatendo a desinformação nas redes sociais. Na quinta-feira (2), a entidade fez uma publicação afirmando que não foi registrado o rompimento da Barragem de Canastra, em Canela. 
Nesta sexta-feira (3), os Bombeiros Voluntários voltaram a comunicar que não houve rompimento de barragem, mas uma vazão em um açude em Canela que pode elevar o nível das águas na região, mas sem risco à população.
A Prefeitura de Parobé, na região Metropolitana, informou nesta sexta-feira (3) que a Barragem de Laranjeiras, localizada em Três Coroas, não estourou.
Três Coroas tem até o momento três pontes interditadas. O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Kaiak Cross, que deveria ter início nesta sexta-feira (3) no município foi remarcado para ocorrer entre 26 e 24 de maio. Com o evento cancelado, atletas da canoagem ajudam no resgate de pessoas e animais. Em Parobé, a Prefeitura promove uma campanha de doações de material de limpeza para que as pessoas possam limpar suas casas que foram alagadas.

Comportas abertas na Usina Furnas do Segredo

A Prefeitura de Jaguari, na região Central do Estado, precisou fazer uma publicação no Facebook, na terça (30), explicando o funcionamento da Usina Furnas do Segredo, localizada no município. O boato local era de que as comportas da unidade haviam sido abertas para dar vazão à água. Todavia, a barragem não conta com comportas em sua estrutura.
“Muitos acreditam que a Usina Furnas do Segredo, conhecida como Barragem, tem comportas, mas não é o caso. Durante enchentes, o que ocorre é um barramento e o transbordamento da água sobre a ponte da Barragem, como evidenciado em vídeo. Portanto, a ideia de abrir as comportas é equivocada. É importante desmistificar essa informação falsa para evitar pânico na população em um momento já desafiador”, disse a Prefeitura de Jaguari.
Levantamento inicial aponta que 236 residências no perímetro urbano e 35 no interior foram atingidas pela enchente em Jaguari. Cerca de 600 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, sendo que 113 foram levadas para cinco abrigos.

Falta de alimentos em Santa Maria

Santa Maria, no Centro no Estado, é um dos municípios mais atingidos pelas enchentes, com quedas de pontes e rodovias interditadas. O boato que corre na cidade é referente a um desabastecimento de gêneros alimentícios, já que há registro nas redes sociais de supermercados lotados e famílias estocando, sobretudo, galões de água potável
A Prefeitura, contudo, divulgou, na quinta-feira (3), um comunicado refutando a ausência de alimentos e solicitou que a população tenha calma e atenção para que informações falsas não tornem o momento ainda mais complicado.
"Isso não vai acontecer (faltar alimentos). Nós somos um centro logístico e, aqui em Santa Maria, nós temos os depósitos dos principais mercados e redes de supermercados. Então, se não houver excesso de compras, se não houver abuso na compra, nós iremos, com certeza, passar por esse período sem a falta de alimento", disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB).

Água sem tratamento em Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria divulgou, na tarde desta sexta-feira (3), um comunicado alertando que são falsas as mensagens que circulam em grupos de WhastApp alegando que a Corsan não estaria conseguindo tratar a água fornecida à população e, por isso, ela não deveria ser consumida. 
“A Companhia esclarece que as equipes técnicas seguem realizando todos os procedimentos de tratamento da água, com segurança e qualidade, mesmo com as situações de cheias e alagamentos, garantindo o índice de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde. A Corsan pede à comunidade que evite compartilhar informações sem verificar a veracidade, pois isso dificulta o entendimento da população sobre o que está acontecendo de fato e as providências que estão sendo tomadas”, informa a Prefeitura.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


03.12.2024 - 17h47
Redes
Vídeo de pessoas com máscaras na Ucrânia é campanha promocional e não ação para driblar reconhecimento facial

Circula nas redes sociais um vídeo de pessoas com máscaras brancas, supostamente usadas para evitar reconhecimento facial na Ucrânia. É falso. As imagens são de uma campanha promocional para o clipe do músico Harfang, amplamente divulgada por portais ucranianos. O videoclipe foi lançado em agosto de 2024.

Gabriela Soares
03.12.2024 - 17h03
Política
É falso que Simone Tebet deixou o governo e pediu impeachment de Lula

Circula, nas redes sociais, a alegação de que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, deixou o governo federal e pediu o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. Tebet continua no governo e não pediu impeachment de Lula.

João Pedro Capobianco
02.12.2024 - 19h13
Política
É falso que Lula vendeu ‘reserva de urânio’ do Amazonas para a China

Vídeo afirma que Lula vendeu a maior reserva de urânio localizada no Amazonas para a China. É falso. Recursos minerais não podem ser vendidos, são protegidos pela Constituição como propriedade da União. O que foi vendido, na realidade, foi uma empresa privada – que administrava diversos minérios locais desde 1969 – para um grupo empresarial chinês.

Evelyn Fagundes
02.12.2024 - 18h16
Saúde
É falso que haja surto de tuberculose transmitida por mosquito em Minas Gerais; áudio é enganoso

Circula nas redes sociais um áudio que alerta sobre um surto de tuberculose em Minas Gerais transmitida por mosquitos.  É falso. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que não há surto e explicou que a tuberculose é  transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros ou fala — não por mosquitos.

Gabriela Soares
02.12.2024 - 16h55
Política
Áudios não provam inocência de Bolsonaro em plano de golpe

Circula nas redes um trecho de áudio em que o general da reserva Mario Fernandes reclama que Jair Bolsonaro não assinou a minuta de golpe. A legenda afirma que essa seria a prova de que o ex-presidente era inocente. É falso. A gravação está fora de contexto. As investigações apontam que Bolsonaro tinha conhecimento da tentativa de golpe.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital