UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso áudio alarmando sobre apagão em Porto Alegre e região Metropolitana
03.05.2024 - 13h25
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais um áudio de um homem que se identifica como trabalhador da concessionária de energia CPFL afirmando que acompanhou uma reunião dos engenheiros da empresa e que descobriu que vai faltar luz geral em toda Porto Alegre, Grande Porto Alegre e Região Metropolitana a partir de hoje à noite e amanhã — sem especificar qual a data. E que, por isso, a recomendação seria de estocar alimentos. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Pessoal, agora sem brincadeira, eu trabalho dentro da CPFL [...] e eu tava acompanhando a reunião dos engenheiros aqui tá, já vou passar pra vocês. Vai faltar luz em toda Porto Alegre, Grande Porto Alegre e Região Metropolitana a partir de hoje à noite e amanhã. Durante o dia depois de amanhã. Porque duas subestações de energia que mandam energia para as zonas leste e norte de Porto Alegre [...] tá embaixo d'água. A previsão é que o Guaíba suba mais ou menos quatro metros de altura. Inundação é a previsão deles. Então eles já estão recolhendo todo o pessoal da Cepal, que é a subestação de energia lá da zona sul, da zona leste do Centro. Tá? Todo o pessoal já foi evacuado. De lá está tudo vazio. Cais do porto todo vazio entendeu. O pessoal está recolhendo todos os funcionários. Nós aqui vamos encerrar as atividades a partir de hoje, não fica ninguém dentro da subestação, vai ser completamente desligada por causa da inundação. Tô avisando quem puder se precaver, comprar vela, comprar alguma coisa pra iluminar sua residência, dar uma precavida de alimento, alguma coisa assim já se precavendo, aviso muito sério pra vocês!
– Áudio que circula no WhatsApp
Falso
As concessionárias de energia elétrica que atuam no Rio Grande do Sul publicaram comunicados desmentindo o áudio que circula nas redes alarmando sobre falta geral de luz em Porto Alegre e Região Metropolitana. 
Em nota, A CPFL e sua distribuidora gaúcha, a RGE, classificam como inverídicas as informações contidas no áudio. As empresas reforçam no comunicado à imprensa para que os clientes que tiverem dúvidas entrem em contato com a distribuidora por meio do WhatsApp (51) 9 9955.0002 ou pelo site www.rge-rs.com.br
O CEEE Grupo Equatorial, por sua vez, publicou um comunicado em suas redes sociais afirmando que não haverá desligamento geral da energia elétrica. "As áreas que precisam ter o desligamento preventivo, para segurança da população, são mapeadas conjuntamente entre nossos técnicos, Corpo de Bombeiros e os órgãos das Prefeituras e Defesa Civil", explica.
Até a noite de quinta-feira (02), 55 mil clientes estavam sem energia elétrica, informou o grupo. As regiões mais atingidas foram Sul, Litoral Norte e Metropolitana, nos municípios de São Lourenço do Sul, Rio Grande, Balneário Pinhal, Alvorada, Porto Alegre e Guaíba. 
"Do total de clientes sem energia, aproximadamente 7 mil clientes estão desligados por segurança, devido às áreas alagadas, atendendo às solicitações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros", informa o Grupo Equatorial.

Chuvas no Rio Grande

O Rio Grande do Sul vem registrando fortes chuvas desde o último fim de semana, afetando 235 municípios. Até a manhã desta sexta-feira (03), foram registrados um total de 31 mortes e outras 74 pessoas desaparecidas, segundo balanço da Defesa Civil do estado.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


02.12.2024 - 19h13
Política
É falso que Lula vendeu ‘reserva de urânio’ do Amazonas para a China

Vídeo afirma que Lula vendeu a maior reserva de urânio localizada no Amazonas para a China. É falso. Recursos minerais não podem ser vendidos, são protegidos pela Constituição como propriedade da União. O que foi vendido, na realidade, foi uma empresa privada – que administrava diversos minérios locais desde 1969 – para um grupo empresarial chinês.

Evelyn Fagundes
02.12.2024 - 18h16
Saúde
É falso que haja surto de tuberculose transmitida por mosquito em Minas Gerais; áudio é enganoso

Circula nas redes sociais um áudio que alerta sobre um surto de tuberculose em Minas Gerais transmitida por mosquitos.  É falso. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que não há surto e explicou que a tuberculose é  transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros ou fala — não por mosquitos.

Gabriela Soares
02.12.2024 - 16h55
Política
Áudios não provam inocência de Bolsonaro em plano de golpe

Circula nas redes um trecho de áudio em que o general da reserva Mario Fernandes reclama que Jair Bolsonaro não assinou a minuta de golpe. A legenda afirma que essa seria a prova de que o ex-presidente era inocente. É falso. A gravação está fora de contexto. As investigações apontam que Bolsonaro tinha conhecimento da tentativa de golpe.

Ítalo Rômany
27.11.2024 - 10h00
Trabalho
É falso que Luciano Hang criticou PEC do fim da escala 6x1 em vídeo; fala é de 2023

Circula um vídeo nas redes sociais alegando que Luciano Hang criticou a PEC do fim da escala 6x1 ao dizer que “trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta, não é para empresário”. É falso. O vídeo foi gravado em abril de 2023, antes da mobilização para protocolar a proposta sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Catiane Pereira
26.11.2024 - 04h00
Política
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, entrou em contato com o Superior Tribunal Militar (STM) e exigiu o compartilhamento de nomes de oficiais que teriam traído Jair Bolsonaro. É falso. O STM negou que tal contato tenha ocorrido.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital