UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso áudio alarmando sobre apagão em Porto Alegre e região Metropolitana
03.05.2024 - 13h25
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais um áudio de um homem que se identifica como trabalhador da concessionária de energia CPFL afirmando que acompanhou uma reunião dos engenheiros da empresa e que descobriu que vai faltar luz geral em toda Porto Alegre, Grande Porto Alegre e Região Metropolitana a partir de hoje à noite e amanhã — sem especificar qual a data. E que, por isso, a recomendação seria de estocar alimentos. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Pessoal, agora sem brincadeira, eu trabalho dentro da CPFL [...] e eu tava acompanhando a reunião dos engenheiros aqui tá, já vou passar pra vocês. Vai faltar luz em toda Porto Alegre, Grande Porto Alegre e Região Metropolitana a partir de hoje à noite e amanhã. Durante o dia depois de amanhã. Porque duas subestações de energia que mandam energia para as zonas leste e norte de Porto Alegre [...] tá embaixo d'água. A previsão é que o Guaíba suba mais ou menos quatro metros de altura. Inundação é a previsão deles. Então eles já estão recolhendo todo o pessoal da Cepal, que é a subestação de energia lá da zona sul, da zona leste do Centro. Tá? Todo o pessoal já foi evacuado. De lá está tudo vazio. Cais do porto todo vazio entendeu. O pessoal está recolhendo todos os funcionários. Nós aqui vamos encerrar as atividades a partir de hoje, não fica ninguém dentro da subestação, vai ser completamente desligada por causa da inundação. Tô avisando quem puder se precaver, comprar vela, comprar alguma coisa pra iluminar sua residência, dar uma precavida de alimento, alguma coisa assim já se precavendo, aviso muito sério pra vocês!
– Áudio que circula no WhatsApp
Falso
As concessionárias de energia elétrica que atuam no Rio Grande do Sul publicaram comunicados desmentindo o áudio que circula nas redes alarmando sobre falta geral de luz em Porto Alegre e Região Metropolitana. 
Em nota, A CPFL e sua distribuidora gaúcha, a RGE, classificam como inverídicas as informações contidas no áudio. As empresas reforçam no comunicado à imprensa para que os clientes que tiverem dúvidas entrem em contato com a distribuidora por meio do WhatsApp (51) 9 9955.0002 ou pelo site www.rge-rs.com.br
O CEEE Grupo Equatorial, por sua vez, publicou um comunicado em suas redes sociais afirmando que não haverá desligamento geral da energia elétrica. "As áreas que precisam ter o desligamento preventivo, para segurança da população, são mapeadas conjuntamente entre nossos técnicos, Corpo de Bombeiros e os órgãos das Prefeituras e Defesa Civil", explica.
Até a noite de quinta-feira (02), 55 mil clientes estavam sem energia elétrica, informou o grupo. As regiões mais atingidas foram Sul, Litoral Norte e Metropolitana, nos municípios de São Lourenço do Sul, Rio Grande, Balneário Pinhal, Alvorada, Porto Alegre e Guaíba. 
"Do total de clientes sem energia, aproximadamente 7 mil clientes estão desligados por segurança, devido às áreas alagadas, atendendo às solicitações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros", informa o Grupo Equatorial.

Chuvas no Rio Grande

O Rio Grande do Sul vem registrando fortes chuvas desde o último fim de semana, afetando 235 municípios. Até a manhã desta sexta-feira (03), foram registrados um total de 31 mortes e outras 74 pessoas desaparecidas, segundo balanço da Defesa Civil do estado.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.04.2025 - 08h00
Páscoa
Confira os golpes mais comuns da Páscoa e como se proteger

Com a chegada da Páscoa, criminosos aproveitam para aplicar golpes. Falsas promoções de ovos de chocolate e brindes imperdíveis são algumas das iscas usadas para enganar os consumidores. A Lupa separou algumas dessas fraudes. Confira as mais frequentes:

Equipe Lupa
17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital