UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que helicópteros enviados pelo governo federal ao RS não fizeram resgates por não terem ‘teto para voar’
04.05.2024 - 19h52
Florianópolis - SC
Circula pelas redes sociais que nenhum helicóptero enviado pelo governo federal ao Rio Grande do Sul foi usado para resgates até o momento. Segundo post publicado no X (antigo Twitter), aeronaves do empresário bolsonarista Luciano Hang teriam chegado voando ao estado, assim como outros helicópteros que estão atuando no resgate aos atingidos pelas cheias. Já os que foram enviados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não prestaram apoio porque, supostamente, não tinham “teto para voar”. É falso. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Helicópteros do empresário Luciano Hang (da Havan) chegaram voando e seguem voando em resgate.
Helicópteros civis seguem auxiliando em resgate.
Mas até agora ZERO helicópteros do Governo Federal auxiliaram no resgate porque, segundo Lula, ‘não tem teto’ para voar.”
– Legenda de vídeo publicado no X ´(antigo Twitter) que, até as 18h20 no dia 4 de maio de 2024, tinha 1,5 milhão de visualizações
Falso
Helicópteros enviados pelo governo federal, por meio das Forças Armadas, já realizaram uma série de resgates nas áreas mais atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. Diferentemente do que sugere a publicação, até 4 de maio foram feitos 402 salvamentos aéreos com auxílio das aeronaves.
Em 30 de abril, o governo iniciou uma operação chamada Taquari 2, liderada pelas Forças Armadas. Segundo balanço divulgado na tarde de 4 de maio, a ação envolve 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas, 182 embarcações e um efetivo de 900 pessoas do Exército, Marinha, Aeronáutica e agências parceiras.
Alguns dos salvamentos são documentados nas contas oficiais do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) no Instagram. Em 3 de maio, por exemplo, um bebê foi resgatado com apoio de um helicóptero do Exército. A família de quatro adultos e a criança estava ilhada em casa no município de Lajeado, um dos mais afetados. Para socorrê-los, foi preciso usar tijolos para quebrar parte das telhas
Vale pontuar que resgates aéreos podem ser dificultados em razão de tempestades. Em 2 de maio, por exemplo, aeronaves enviadas por São Paulo e por Santa Catarina não conseguiram entrar no espaço aéreo gaúcho em razão da chuva. Quando as condições meteorológicas são mais favoráveis, militares da FAB operam também durante a noite usando óculos de visão noturna para aumentar a segurança de voo.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA MAIS

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital