UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que 300 corpos foram encontrados em Canoas durante evacuação
05.05.2024 - 16h07
Porto Alegre - RS
Áudio que circula nas redes sociais alega que 300 corpos foram encontrados no Bairro Mathias Velho, em Canoas-RS, durante os trabalhos de evacuação que ocorrem neste final de semana, após o Lago Guaíba inundar diversos pontos da cidade. O áudio ainda diz que a projeção é de mais de 2 mil mortos. É falso.  
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Eu vi os caras que tavam de barco na Mathias. Tem mais de 300 corpos mortos ali na entrada da Mathias, fora os corpos que eles não têm mais como pegar porque eles estão pegando gente viva. Mas tem mais de 300 corpos e os bombeiros estão calculando mais de 2 mil pessoas mortas"
– Áudio em vídeo que circula no TikTok
Falso
Levantamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado ao meio-dia deste domingo (5), informa que 75 mortes foram registradas em todo o Estado devido às chuvas e enchentes. Em Canoas, o balanço aponta apenas um óbito relacionado ao evento meteorológico. Ou seja, é falso que ocorreram mais de 300 mortes e que são projetados 2 mil óbitos. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas confirma que o áudio é falso
Um outro áudio que circula nas redes sociais alega que integrantes de uma facção criminosa, armados com fuzis, estão impedindo as pessoas de acessar os barcos de resgate em Canoas e que o local é um “verdadeiro faroeste”. Não há nenhuma notícia sobre o caso nos veículos de comunicação. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas afirma que o áudio também é falso e que busca criar alarde
No sábado (4), as águas do Lago Guaíba, que inundam municípios da região metropolitana de Porto Alegre, atingiram diversos bairros de Canoas, como Mathias Velho, Rio Branco, Cinco Colônias, Central Park, Fátima e Niterói. Uma grande evacuação foi realizada. A estimativa da Prefeitura é que mais de 15 mil pessoas tenham sido levadas para 55 pontos de acolhimento. 
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital