UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que nove pacientes morreram em UTI, em Canoas, durante inundação
05.05.2024 - 13h49
Porto Alegre - RS
Publicação nas redes sociais alega que nove pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, município da região Metropolitana de Porto Alegre, morreram após o local ser inundado por chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
URGENTE - Água inunda UTI em Canoas e 9 pacientes morrem no RS!
Nove pacientes que estavam internados na UTI do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no RS, morreram depois de o local ser inundado pelas chuvas que atingiram o Estado.
– Texto em publicação que circula nas redes sociais
Falso
A informação sobre nove mortes em uma UTI havia sido divulgada, sábado (4), pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), e noticiada por diversos veículos de comunicação. Porém, ainda no sábado, no fim da noite, o político informou que estava errado, ele explicou que o secretário de Saúde do município, Mauro Sparta, recebeu a primeira informação das nove mortes e que cerca de uma hora depois, corrigiu o número. Segundo ele, duas mortes foram registradas durante a transposição de pacientes para outro local em razão da gravidade dos casos.
“Nosso secretário esteve no local, buscou as informações, o corpo clínico do hospital foi acionado. Primeiro, não eram nove pacientes na UTI, eram 13. Segundo, não faleceram nove pessoas, tivemos na verdade dois óbitos. Um óbito de uma pessoa que estava em morte cerebral e que nessa transferência veio a falecer. E um óbito de outra pessoa que se jogou do quarto andar de um prédio e, em razão das múltiplas fraturas e pela gravidade da situação, nesta transposição a pessoa acabou falecendo", disse Jairo Jorge em vídeo publicado nas redes sociais. O prefeito ainda criticou o uso político do fato (confira abaixo).
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas, via WhatsApp, confirmou que a informação inicial, divulgada por Jairo Jorge, estava errada. “Saiu um vídeo nas redes do prefeito que ele falava isso, então é informação oficial. Mas ele fez outro corrigindo. Então a informação passou a ser falsa”, disse a assessoria.
No sábado (4), as águas do Lago Guaíba inundaram diversos bairros de Canoas, como Mathias Velho, Rio Branco, Cinco Colônias, Central Park, Fátima e Niterói. Uma grande evacuação foi realizada. A estimativa da Prefeitura é que mais de 7,5 mil pessoas tenham sido levadas para 28 pontos de acolhimento. 
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.01.2025 - 19h56
Fraude
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre Pix foi manipulado com IA para aplicar golpe

Circulam nas redes, vídeos em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirma que, após o caso da falsa cobrança do Pix, a população deve correr para adquirir outros direitos, como o resgate de valores esquecidos no CPF. É falso. Trata-se de uma deepfake. O vídeo do deputado foi usado para aplicar golpes que extorquem dinheiro das vítimas.


Evelyn Fagundes
20.01.2025 - 19h31
Política
Vídeo sobre Trump proibir voos do Brasil é de 2020

Circula nas redes sociais que o presidente eleito Donald Trump teria cogitado proibir voos do Brasil para os EUA. Falta Contexto. O vídeo é antigo e não está relacionado a medidas recentes de Trump. A reportagem do Jornal da Record, citada na publicação, foi ao ar em maio de 2020, quando Trump considerou a proibição devido à pandemia de Covid-19.

Catiane Pereira
20.01.2025 - 15h46
Fraude
Golpe usa imagem de Zuckerberg para divulgar plataforma que promete ganhos diários de R$ 200

Vídeos afirmam que o dono da Meta, Mark Zuckerberg, lançou uma plataforma em que usuários do Facebook podem ganhar R$ 200 por dia. Os posts dizem que o valor pode ser garantido em um site. É falso. Trata-se de um golpe. Os vídeos de Zuckerberg foram descontextualizados. A plataforma não pertence a ele e, além disso, é paga e não é confiável.


Evelyn Fagundes
20.01.2025 - 15h04
Saúde
Deepfake usa Fátima Bernardes para vender falso tratamento ocular

Post mostra um vídeo no qual a jornalista Fátima Bernardes questiona se as pessoas viram o testemunho do pastor Lamartine, que teria ficado cego, mas descobriu uma receita que alivia e cura glaucoma, cataratas e até regenera a visão. Na sequência, é exibido o relato do religioso sobre um produto chamado Oculiv. É falso. O vídeo foi gerado por IA.

Maiquel Rosauro
20.01.2025 - 14h28
Política
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix não foi exibido na Times Square, em Nova York; trata-se de montagem

Circula nas redes uma imagem que sugere que o vídeo produzido pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a suposta taxação do Pix foi exibido na Times Square, em Nova York. É falso, a imagem foi editada. A foto original que ocupava o famoso painel eletrônico foi registrada em 16 de outubro de 2009, por Matt Wade.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital