UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Doações retidas e corpos encontrados; veja o que já checamos sobre as enchentes no RS
06.05.2024 - 11h20
Este conteúdo está sendo atualizado em tempo real
Última edição: 19.06.2024 - 12h03
Vista aérea da cidade de Canoas (RS) em 5/5/2024 - Imagem: Ricardo Stuckert 
O Rio Grande do Sul vive uma tragédia climática sem precedentes. O grande volume de chuvas associado a fenômenos como correntes intensas de vento, a influência de um corredor de umidade vindo da Amazônia e um bloqueio atmosférico causado por ondas de calor, provocou temporais e enchentes que resultaram em destruição e mortes em todas as regiões do estado.
Conteúdos desinformativos , incluindo falsos alertas e relatos de bloqueio de caminhões de doações, entre outros, estão circulando pelas redes sociais. Desde o dia 3 de maio, a Lupa está com uma equipe dedicada a verificar as fakes sobre as enchentes no estado.  

O que já foi verificado pela Lupa:

Outros conteúdos sobre a tragédia:

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.07.2024 - 13h44
Política
Fakes sobre atentado contra Trump se proliferam via WhatsApp no Brasil e lembram facada de Bolsonaro

O atentado sofrido pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump alimenta narrativas falsas nas redes sociais em meio às investigações sobre o caso. A Lupa mostra que algumas delas se assemelham à onda de desinformação vista logo após o ataque a faca contra o então candidato a presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (na época no PSL, hoje no PL), em 2018.

Cristina Tardáguila
12.07.2024 - 18h26
Economia
O que é verdade ou mentira em posts que circulam sobre reforma tributária

A regulamentação da Reforma Tributária foi aprovada pela Câmara e propõe mudanças importantes na maneira como produtos e serviços serão taxados no país. Embora o texto ainda possa passar por alterações no Senado, conteúdos distorcidos sobre alguns pontos da Reforma têm circulado nas redes nesta semana. A Lupa checou as principais dúvidas.

Carol Macário
11.07.2024 - 16h02
Investigação
Lupa foi alvo de ação clandestina da 'Abin paralela' no governo Bolsonaro, aponta PF

A Lupa foi um dos alvos de uma ação clandestina a partir do uso ilegal de sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A medida teria sido feita com o intuito de monitorar e coordenar ataques nas redes sociais, apontou investigação da Polícia Federal (PF) divulgada nesta quinta-feira (11)

Equipe Lupa
04.07.2024 - 17h30
Redes Sociais
"Liberou a maconha": parlamentares bolsonaristas desinformam ao criticar STF nas redes

O STF decidiu em 26 de junho que o porte de maconha para uso pessoal não é crime, mas infração administrativa, sem penalidades criminais, ou seja sem registro na ficha criminal, por exemplo. Contudo, parlamentares bolsonaristas estão desinformando sobre o assunto com publicações alegando que o consumo e o tráfico de drogas foram liberados.

Maiquel Rosauro
02.07.2024 - 11h58
Saúde
Câncer e infertilidade: vacina contra HPV completa 10 anos no SUS e fakes ainda são um desafio

Em 2024, o Brasil completa dez anos de vacinação contra o HPV no Sistema Único de Saúde (SUS), mas a cobertura vacinal do imunizante ainda está abaixo da meta. A desinformação sobre a vacina, que também circula há pelo menos dez anos, continua impactando na adesão da população às campanhas de imunização.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital