UOL - O melhor conteúdo
Lupa
ONG de Dunga não teve doações barradas no RS por falta de nutricionista
10.05.2024 - 17h31
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que o ex-jogador Dunga afirma que doações de alimentos estariam sendo barradas no Rio Grande do Sul pela Brigada Militar, pois seria necessária a presença de um nutricionista para fazer o acompanhamento. É falso. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Não deixam doar comida, dizem que precisa de nutricionista”, afirma Dunga

– Legenda do vídeo circula nas redes sociais
Falso
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul negou que haja restrição da Brigada Militar para a doação de alimentos por falta de acompanhamento de nutricionista. No conteúdo viral, o ex-jogador Dunga afirmou que “as pessoas querem doar comida”, mas a “Brigada [Militar] não deixa” porque precisaria haver um profissional para analisar os itens e também seria necessário saber de onde vieram os produtos. “A informação não é verdadeira. Trata-se de uma fake news”, disse a pasta, em nota encaminhada à Lupa.
No vídeo original, publicado no Instagram do jornalista Thiago Rocha, a legenda menciona a ONG liderada pelo ex-jogador, a “Seleção do Bem 8”. A Lupa não conseguiu contatar Dunga. No entanto, manteve contato com um representante da organização por meio do telefone disponibilizado na conta oficial do Instagram da entidade – ele não informou seu nome à reportagem.
Ao ser questionado sobre o vídeo, o homem afirmou, por meio de áudio no WhatsApp, que as doações não foram banidas, mas existiu “alguma burocracia” para que pudessem ser entregues. “Ninguém falou que foi banido nada. Não está chegando às pontas onde tem que chegar. Teve, no começo, alguma burocracia, só que o povo foi pra cima. E acabou com isso, tá?”, disse. “O nosso foco hoje é atender. Não estamos aqui pra cavar culpado”, declarou. “O Dunga, no calor da emoção, ele fala. E ainda bem que ele é assim, porque daí resolvem-se as coisas”, completou. 
O áudio com essas declarações foi, posteriormente, excluído pelo remetente. A Lupa voltou a buscar este integrante da ONG por telefone, WhatsApp e e-mail à procura de mais esclarecimentos. Ao ser questionado novamente sobre o status das doações, em uma conversa por telefone, o mesmo representante da organização afirmou: “Estamos fazendo doações, bastante. Nós não tivemos problema nenhum”. Em seguida, a reportagem fez outras indagações, no entanto, a ligação foi encerrada e novas tentativas de contato foram recusadas.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.12.2024 - 16h49
Política
Lula não teve parte do crânio retirada em cirurgia

Circula nas redes a alegação de que o presidente Lula (PT) teve parte do crânio retirado em uma cirurgia. É falso. Nesta terça-feira (10), Lula se submeteu a uma trepanação, que consiste em uma pequena perfuração para drenagem de sangue.

João Pedro Capobianco
10.12.2024 - 16h23
Política
Imagem de Tarcísio de Freitas com broche em formato de arma é de 2021

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, utilizando um prendedor de gravata no formato de uma arma. A foto tem sido compartilhada como se fosse atual, no entanto, falta contexto. A imagem é antiga, do ano de 2021, quando o político era ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
10.12.2024 - 14h38
Política
É falso que Lula teve derrame cerebral; presidente foi operado por hemorragia intracraniana

Circula pelas redes sociais que o presidente Lula sofreu um AVC, também conhecido como “derrame cerebral”. É falso. Ele passou por uma cirurgia de emergência para tratar uma hemorragia intracraniana, resultado de uma queda em outubro. A hemorragia cerebral pode ser causada por traumas, pressão alta, aneurismas ou outras condições.

Catiane Pereira
09.12.2024 - 18h08
Cultura
Canção de 2021 não é apoio a "patriotas", mas a trabalhadores afetados pela pandemia

Circula pelas redes sociais que diversos artistas gravaram uma canção contra o atual governo Lula. O clipe mostrado, porém, é de setembro de 2021, lançado durante o governo Bolsonaro. A música Acredite! Vai passar, composta por Rick (da dupla Rick & Renner), teve renda revertida para ajudar trabalhadores do setor de eventos afetados pela pandemia.

Catiane Pereira
09.12.2024 - 17h53
Segurança pública
É falso que helicóptero caído na Maré foi abatido; aeronave é cenográfica

Circula um vídeo que mostra um helicóptero, supostamente da Polícia Civil do Rio de Janeiro, caído no Complexo da Maré, e que teria sido abatido por criminosos. É falso. A aeronave é cenográfica e foi usada no filme "Na Linha de Fogo”. A Polícia Civil e a produtora AfroReggae confirmaram a informação.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital