UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que as doações no galpão da Defesa Civil não estão sendo distribuídas no RS
11.05.2024 - 10h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem entra em um depósito que concentra diversos mantimentos e garrafas d’água. No vídeo, ele afirma que as doações estão paradas no local sem serem distribuídas para as vítimas da enchentes no Rio Grande do Sul. O homem não informou a data ou local em que gravou o vídeo. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Fake aqui oh, tudo parado”
– Trecho de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
O vídeo exibe mantimentos que foram encaminhados para triagem e posterior doação às vítimas da tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul. O local mostrado no vídeo é a antiga sede da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), na zona leste de Porto Alegre (RS), que é um Centro Logístico de responsabilidade da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O mesmo lugar aparece em um vídeo publicado no perfil do Instagram da Defesa Civil do RS. No galpão, os itens só podem ser retirados pelos municípios e demais poderes públicos. 
A tenente da Defesa Civil do RS, Sabrina Pereira Ribas, informou, por meio de mensagem no WhatsApp, que o pavilhão é um lugar de triagem de alimentos e que não há doações sendo sonegadas para os municípios. Segundo Sabrina, o vídeo foi gravado por um homem que se identificou como voluntário e entrou dentro do pavilhão, no entanto, ele não mostrou a realidade cotidiana da triagem das doações. 
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.
“O vídeo é de uma pessoa que se identificou atuando como voluntária e captou essas imagens. Provavelmente, se tu fores olhar as imagens, ele deve ter escolhido os ângulos onde tinha ainda bastante carga de alimentos que não estavam sendo destinados [naquele momento]”, disse a tenente. 
Um vídeo publicado por um voluntário no Instagram em 9 de maio mostra o mesmo galpão. Na gravação, o homem exibe o processo de triagem e a dinâmica de distribuição dos alimentos feita pelos voluntários. Além disso, ele também mostra a retirada de água e alimentos para outras cidades como Eldorado do Sul (RS).
A Defesa Civil também explica, em seu perfil do Instagram, como é realizado todo o processo dentro do centro logístico. Nele, é informado que o local serve para armazenar, realizar a triagem dos alimentos e confeccionar cestas básicas. 
Na mesma gravação, a tenente Sabrina Pereira esclarece que os poderes públicos e municipais que retiram itens como água, alimento, roupas e colchões, que são destinados às vítimas das enchentes. Ela também informa que o processo se tornou mais dinâmico em vista das desobstrução das estradas. 

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital