UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que governo federal não quer que Portugal envie doações para o RS
12.05.2024 - 19h12
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um político português afirma que o governo brasileiro não quer que Portugal envie doações para ajudar o povo do Rio Grande do Sul. É falso. O governo federal se manifestou publicamente a favor de receber apoio e já articula uma forma de transportar o material para o Brasil.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Presidente de Portugal faz graves acusações contra o governo”
– Legenda de post com vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Quem aparece no vídeo não é o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, mas sim o deputado de extrema-direita português André Carlo Amaral Ventura, presidente do Partido Chega. O post original, inclusive, foi feito em seu perfil no Instagram na sexta-feira (10).
"O governo federal [do Brasil] não quer que Portugal envie [as doações para o RS]"
– Trecho de vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Ao contrário do que Ventura afirmou no vídeo, é falso que o governo do Brasil rejeitou doações de Portugal para ajudar o Rio Grande do Sul. Em nota divulgada no dia 10 de maio, o governo federal informou estar articulando com companhias aéreas e empresas de navegação o transporte de 200 toneladas de donativos arrecadadas em Portugal. 
O texto ainda cita que, na noite de sexta-feira (10), o Planalto anunciou a suspensão das restrições legais para importação de bens usados mediante doação. Na prática, segundo o governo, a flexibilização de regras por 30 dias, com possibilidade de prorrogação, visa facilitar a chegada dos donativos aos gaúchos. O governo ainda informou que as doações vindas de fora do país para o RS estarão isentas de impostos
O texto ainda destaca que o Ministério das Relações Exteriores informou que "todos os donativos recebidos em outras embaixadas e consulados ao redor do mundo também terão o mesmo trâmite e serão todos enviados ao povo gaúcho com a maior brevidade possível". 
No sábado (11), a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) voltou a se pronunciar sobre o assunto e reiterou que "não houve recusa por parte do Governo Federal de doações advindas de Portugal para o RS”. Também informou que a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estão articulando com a Força Aérea de Portugal um plano logístico para o transporte.
O governo ainda explicou que enviar uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar as doações em Portugal seria "contraproducente", neste momento, pois "o volume transportado internamente pela FAB no mesmo período de tempo é mais que oito vezes maior do que aquele que virá de Portugal". 
Oficialmente, o governo de Portugal (aqui e aqui) e a Embaixada do país no Brasil não se manifestaram sobre o assunto até a publicação desta verificação. A Lupa tentou contato com o deputado português André Ventura para comentar, mas não houve retorno. O texto será atualizado se houver resposta.
A TAP, que Ventura disse no vídeo ter se prontificado a levar as doações para o Brasil, também não publicou nada sobre o tema em seu site oficial ou nas redes sociais. A reportagem entrou em contato com a companhia aérea, mas não teve resposta — a verificação será atualizada caso a empresa se manifeste.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.




Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


13.03.2025 - 16h00
Economia
É falso que homem tenha sido expulso de supermercado por trocar etiquetas de preço

Uma suposta notícia afirma que um homem foi expulso de um supermercado após trocar as etiquetas de preço por valores superiores. O post inclui a imagem de um indivíduo em um comércio. É falso. A legenda é enganosa e não há qualquer embasamento factual. A foto é de 2022, quando uma pessoa foi flagrada tentando esconder uma peça de carne na bermuda.

Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 15h32
Política
É falso que Mauro Cid nunca usou a palavra ‘golpe’ em delação

Circula nas redes um áudio em que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma que, na delação feita ao STF, não utilizou a palavra “golpe”. É falso. Cid se refere ao episódio de 8 de janeiro como “golpe” e, além disso, quando é indagado com perguntas sobre o golpe, o tenente assente pelo termo e não faz objeções


Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 12h23
Alimentação
Chefe Jamie Oliver não processou McDonald’s pelo uso de amônia em alimentos

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o chefe de cozinha britânico Jamie Oliver venceu uma ação judicial contra a rede de fast-food McDonald’s. É falso. Não houve processo. Após Oliver demonstrar na TV como um hambúrguer do McDonald 's era feito, a empresa deixou de usar hidróxido de amônio em suas receitas.

João Pedro Capobianco
11.03.2025 - 18h25
Propaganda enganosa
É falso que Marçal divulgou plataforma de investimentos em criptomoeda no Roda Viva

 Circula nas redes uma suposta reportagem da CNN Brasil sobre Pablo Marçal promovendo a plataforma de investimentos “Dinamica Invexon” no programa Roda Viva da TV Cultura. A publicação é falsa. Não há registro da matéria no site da CNN Brasil e nem notícias e outros portais associando Marçal à plataforma.

Gabriela Soares
11.03.2025 - 17h28
Cinema
Atriz Mikey Madison, vencedora do Oscar, não criticou subsídios à cultura

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que a atriz Mikey Madison, vencedora do Oscar de melhor atriz em 2025, criticou o uso de subsídios governamentais por artistas. É falso. A frase atribuída à atriz foi dita, na verdade, pelo presidente da Argentina, Javier Milei.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital