UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Corpo de Bombeiros não usa jet ski em resgates no Rio Grande do Sul
13.05.2024 - 13h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um suposto bombeiro alega que jet skis não estão sendo usados pela corporação nos resgates às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). O motivo seriam os entulhos na água, que danificam as motos aquáticas exclusivas para ação em águas limpas. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“As motos aquáticas foram adquiridas para resgate no mar (...) ‘a podemos usar ela em rio?’ Claro que podemos. Em condições normais. [Não] nessas avalanches de água que estão dando (...) Quando a água está muito suja, muito turva, essa turbina entre em colapso”
– Trecho de fala em vídeo que circula nas redes sociais.
Falso
O homem que aparece no vídeo não fala em nome da corporação. Em nota à Lupa, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul informou que ele é um militar da reserva e “não tem relação com as ações de planejamento da corporação”. Segundo a instituição, todos os recursos e equipamentos disponíveis para resgate, incluindo motos aquáticas, estão em uso. A corporação negou que estaria deixando de usar os itens pela possibilidade de avarias. 
“Tanto não há qualquer restrição para a utilização das motos aquáticas em razão de possível dano, que esses equipamentos estão em utilização desde o início do evento climático adverso, já tendo alguns apresentado avarias e necessidade de substituição, o que seguirá sendo feito enquanto houver demanda por operações de resgate”, explica.  
O Corpo de Bombeiros Militar de Tramandaí (RS) chegou a compartilhar o vídeo de uma operação de resgate e salvamento realizada com jet skis na região atingida pelas cheias da Lagoa dos Patos. 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CBMRS 9°BBM - Tramandaí (@cbmrs.9bbm)

Outras imagens enviadas pelos bombeiros mostram os equipamentos operando nos resgates às vítimas em outras regiões do RS — mesmo em águas turvas e com entulhos —, como ações realizadas na região do Vale do Rio dos Sinos (1 e 2), inclusive durante a noite.
Ainda segundo a nota, os jet skis estão empregados em 13 municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, como Canoas, Porto Alegre e Eldorado do Sul. “Parte [dos equipamentos] foi utilizada nos salvamentos do Vale do Taquari, Porto Alegre e região metropolitana, e parte na substituição das motos aquáticas que já estavam operando e foram danificadas ao longo do evento”, explicou o Corpo de Bombeiros do RS. 
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.





Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital