UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de agressão a suposto fiscal não é atual e não tem relação com doações no RS
13.05.2024 - 19h37
Rio de Janeiro - RJ
Vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem de crachá sendo agredido por outra pessoa enquanto parece argumentar sobre uma regra “do TRE”. Segundo a legenda do conteúdo, o homem seria um “fiscal” tentando impedir a chegada de doações às áreas atingidas do Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é antigo. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Esse fiscal estava impedindo as doações de chegarem no RS...não está mais. Um Burocrata se trata dessa maneira mesmo
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O  vídeo que circula nas redes sociais não tem relação com as recentes enchentes que atingem o Rio Grande do Sul e não é uma gravação atual. Por meio de ferramentas de busca reversa, a Lupa identificou o mesmo conteúdo em publicações feitas no X (antigo Twitter) e no Kwai em 2022 e em 2021, respectivamente. 
No X, o mesmo vídeo, mas com áudio diferente, foi publicado em dezembro de 2022
Os conteúdos anteriores, tanto no X quanto no Kwai, circulam com um áudio de tom humorístico que sugere que o homem agredido estaria fazendo um discurso a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O contexto real da agressão, no entanto, não foi confirmado.
Vídeo descontextualizado também foi publicado em 2021 no Kwai
No áudio que acompanha a gravação atualmente, também é possível ouvir o homem agredido falar sobre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) antes de ser atacado. Ainda que a publicação fosse atual, é importante ressaltar que os tribunais eleitorais são encarregados, entre outras ações, de organizar eleições na esfera estadual, não possuindo qualquer relação com a fiscalização ou auxílio de doações em casos de emergência. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital