UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo de tumulto mostre agressão ao ministro Paulo Pimenta em Canoas (RS)
14.05.2024 - 17h52
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo cuja legenda diz que moradores da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, arremessaram cadeiras contra o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria da Comunicação Social (Secom), o expulsando de um ginásio na cidade. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Min. Do Luladrao Paulo Pimenta sendo recebido em Canoas-Rs
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
O vídeo não mostra Paulo Pimenta, ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, sendo agredido em uma cidade gaúcha. Por meio de busca reversa, a Lupa identificou que o registro mostra, na realidade, um tumulto durante uma assembleia de servidores da educação estadual do Ceará, que foi realizada no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, no dia 4 de abril de 2024. 
A Secom informou, em nota enviada à Lupa, que em nenhum momento durante sua passagem pelo estado o ministro foi agredido. A pasta declarou ainda que “repudia a publicação de fake news em um momento como esse".
Segundo notícia do G1 sobre o episódio, o presidente do sindicato, Anízio Melo, foi atingido por objetos não identificados. Além disso, alguns professores foram feridos pelas cadeiras arremessadas na ocasião. 
O motivo do tumulto foi uma discordância entre docentes e diretores da entidade sobre aprovar ou não a greve da categoria — que já foi estabelecida em várias universidades e institutos federais do país. O sindicato apresentou uma proposta do Estado para evitar a greve. No entanto, professores foram contrários à negociação. Após o conflito, alguns docentes e diretores do sindicato da categoria registraram boletim de ocorrência
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos, Boatos.org e Fato ou Fake.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital