UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Donativos ao RS não estão sendo confiscados de caminhões em posto SIM de Gravataí
15.05.2024 - 17h07
Porto Alegre - RS
Post nas redes sociais alega que donativos ao Rio Grande do Sul, que chegam em caminhões, estão sendo confiscados pelo governo no Posto SIM, na BR-290, em Gravataí-RS. No vídeo que acompanha a publicação, um homem relata que os veículos são abordados no posto para que as cargas sejam desviadas. Ele diz também que os abrigos que não estão cadastrados com o governo não receberão doações. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Denúncia grave, Estão confiscando doações na BR 290 EM GRAVATAI, posto sim. Único posto na BR, antes de chegar a porto alegre, litoral direção capital.”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Não estão ocorrendo abordagens a caminhões no Posto SIM, em Gravataí. A assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou à Lupa, em áudio enviado via WhatsApp, que tomou conhecimento da situação no domingo (12), após receber denúncias sobre a circulação do vídeo. Os policiais, ainda naquele dia, foram ao posto em Gravataí e não constataram qualquer ação. A rede de Postos Sim reforça que a notícia é falsa. Além disso, nenhum veículo de imprensa noticiou o caso
A PRF encaminhou à Lupa um vídeo, gravado no domingo (12), mostrando que não havia nenhuma abordagem no posto.
A assessoria de imprensa da rede Postos Sim disse, em nota enviada à Lupa, que a informação não procede. “A SIM Rede de Postos informa que o conteúdo presente no vídeo é uma notícia falsa: a Polícia Rodoviária Federal não está realizando apreensão de nenhum tipo de doação em nossas unidades”, diz trecho da nota. A empresa também afirma que “já fez denúncia aos órgãos competentes para que as autoridades tenham conhecimento”.
O governo federal, em nota, disse que a informação é falsa. “A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina já elucidou que não existe qualquer ação de fiscalização que impeça o transporte de doações para os municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul”, afirma trecho do comunicado, que ressalta que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul.
O governo do Estado do Rio Grande do Sul, em nota, disse que “não há autuações de caminhões por falta de notas fiscais no caso de doações” e que “em consequência da crise climática, a Receita Estadual estabeleceu o trânsito livre (passar diretamente na via principal sem entrar nos postos fiscais) em caráter excepcional, tanto na entrada quanto na saída do Estado para facilitar as doações”. 

Vídeo com imagens aleatórias

Também circula nas redes sociais um segundo vídeo, com as mesmas informações falsas, e que mostra imagens de um Posto SIM e de caminhões. Porém, em momento algum o vídeo mostra os veículos sendo abordados por qualquer autoridade. Uma busca reversa no Google indicou que as imagens de caminhões são aleatórias e foram produzidas em diferentes datas e cidades brasileiras. 
No vídeo há, por exemplo, a imagem de um Posto SIM de Santiago-RS, registrada em fevereiro de 2023; uma fotografia da Agência Brasil registrada em 11 de maio, em Brasília, com caminhões com donativos que seguiram para o Rio Grande do Sul; uma carreta sendo abastecida com donativos em Sidrolândia-MS, em 11 de maio; doações do Ministério JesusCopy, de Bragança Paulista-SP, com imagens datadas de 9 de maio; doações de Concórdia-SC, em foto de 10 de maio; e uma carreta de Itapetininga-SP que chegou a Novo Hamburgo com doações em 10 de maio.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.12.2024 - 11h50
Política
Tweet com declaração de Flávio Dino sobre orientação sexual é falso

Circula nas redes sociais o print de um tweet atribuído a Flávio Dino, ministro do STF, no qual ele teria revelado ser homossexual. É falso. O print é uma montagem. Não há registro desse tuíte no perfil dele na plataforma X (antigo Twitter), nem notícia sobre o tema.

Gabriela Soares
10.12.2024 - 16h49
Política
Lula não teve parte do crânio retirada em cirurgia

Circula nas redes a alegação de que o presidente Lula (PT) teve parte do crânio retirado em uma cirurgia. É falso. Nesta terça-feira (10), Lula se submeteu a uma trepanação, que consiste em uma pequena perfuração para drenagem de sangue.

João Pedro Capobianco
10.12.2024 - 16h23
Política
Imagem de Tarcísio de Freitas com broche em formato de arma é de 2021

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, utilizando um prendedor de gravata no formato de uma arma. A foto tem sido compartilhada como se fosse atual, no entanto, falta contexto. A imagem é antiga, do ano de 2021, quando o político era ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
10.12.2024 - 14h38
Política
É falso que Lula teve derrame cerebral; presidente foi operado por hemorragia intracraniana

Circula pelas redes sociais que o presidente Lula sofreu um AVC, também conhecido como “derrame cerebral”. É falso. Ele passou por uma cirurgia de emergência para tratar uma hemorragia intracraniana, resultado de uma queda em outubro. A hemorragia cerebral pode ser causada por traumas, pressão alta, aneurismas ou outras condições.

Catiane Pereira
09.12.2024 - 18h08
Cultura
Canção de 2021 não é apoio a "patriotas", mas a trabalhadores afetados pela pandemia

Circula pelas redes sociais que diversos artistas gravaram uma canção contra o atual governo Lula. O clipe mostrado, porém, é de setembro de 2021, lançado durante o governo Bolsonaro. A música Acredite! Vai passar, composta por Rick (da dupla Rick & Renner), teve renda revertida para ajudar trabalhadores do setor de eventos afetados pela pandemia.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital