UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas
16.05.2024 - 17h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma mensagem que mostra uma lista com mais de 50 nomes, supostamente de menores de idade, que estariam desacompanhadas de seus pais ou responsáveis no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. A lista é falsa. A lista, na realidade, foi produzida por uma igreja evangélica e cita nomes de pessoas acolhidas na instituição, não nomes de crianças sem seus responsáveis.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Crianças que estão na Ulbra sem os pais. Se puderem compartilhar
– Mensagem que circula pelas redes sociais
Falso
A lista que circula pelas redes sociais com nomes de crianças supostamente desacompanhadas de seus responsáveis na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é falsa. Por meio de busca reversa, foi possível constatar que uma lista semelhante foi publicada por uma igreja evangélica da cidade de Cachoeirinha (RS). A listagem, contudo, diz respeito a pessoas desabrigadas que foram acolhidas na igreja — e não crianças sem seus responsáveis.
Procurada pela Lupa, a Igreja Evangélica Seara confirmou que a lista foi feita pela instituição religiosa e que as pessoas citadas estão sendo atendidas pela Defesa Civil de Cachoeirinha. “Essa informação é falsa, temos apenas 15 crianças que estão com os seus pais. Não temos nenhuma criança sem os seus responsáveis”, ressalta a nota enviada pela igreja.
Além disso, um vídeo publicado em 6 de maio no perfil da Ulbra no Instagram desmente o boato. Na gravação, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Canoas (RS), João Paulo Fontoura de Medeiros, informa que todas as crianças que estão abrigadas no Campus de Canoas da Ulbra estão seguras e nenhuma delas está desacompanhada.
"Gravo esse vídeo como uma espécie de desabafo para solicitar encarecidamente a todos os meios de comunicação, bem como a todas as pessoas (...) que parem de repassar fake news envolvendo criança e adolescente. Inclusive com listagem, com o nome de crianças que não se sabe nem de onde surgiu", disse o promotor em vídeo disponível na íntegra aqui.
O coordenador da Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Leandro Belles, assegurou à equipe da Lupa que até a manhã desta quinta-feira (16), não existia nenhuma criança ou adolescente desacompanhados dos pais ou familiares no abrigo da Ulbra, em Canoas.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos e Boatos.org.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


03.12.2024 - 17h47
Redes
Vídeo de pessoas com máscaras na Ucrânia é campanha promocional e não ação para driblar reconhecimento facial

Circula nas redes sociais um vídeo de pessoas com máscaras brancas, supostamente usadas para evitar reconhecimento facial na Ucrânia. É falso. As imagens são de uma campanha promocional para o clipe do músico Harfang, amplamente divulgada por portais ucranianos. O videoclipe foi lançado em agosto de 2024.

Gabriela Soares
03.12.2024 - 17h03
Política
É falso que Simone Tebet deixou o governo e pediu impeachment de Lula

Circula, nas redes sociais, a alegação de que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, deixou o governo federal e pediu o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. Tebet continua no governo e não pediu impeachment de Lula.

João Pedro Capobianco
02.12.2024 - 19h13
Política
É falso que Lula vendeu ‘reserva de urânio’ do Amazonas para a China

Vídeo afirma que Lula vendeu a maior reserva de urânio localizada no Amazonas para a China. É falso. Recursos minerais não podem ser vendidos, são protegidos pela Constituição como propriedade da União. O que foi vendido, na realidade, foi uma empresa privada – que administrava diversos minérios locais desde 1969 – para um grupo empresarial chinês.

Evelyn Fagundes
02.12.2024 - 18h16
Saúde
É falso que haja surto de tuberculose transmitida por mosquito em Minas Gerais; áudio é enganoso

Circula nas redes sociais um áudio que alerta sobre um surto de tuberculose em Minas Gerais transmitida por mosquitos.  É falso. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que não há surto e explicou que a tuberculose é  transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros ou fala — não por mosquitos.

Gabriela Soares
02.12.2024 - 16h55
Política
Áudios não provam inocência de Bolsonaro em plano de golpe

Circula nas redes um trecho de áudio em que o general da reserva Mario Fernandes reclama que Jair Bolsonaro não assinou a minuta de golpe. A legenda afirma que essa seria a prova de que o ex-presidente era inocente. É falso. A gravação está fora de contexto. As investigações apontam que Bolsonaro tinha conhecimento da tentativa de golpe.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital