UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)
18.05.2024 - 09h46
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que afirma que corpos estão sendo congelados em frigoríficos no bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na gravação, uma mulher, não identificada, diz que haveria aproximadamente 2 mil corpos no local. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 
TÃO CONGELANDO OS CORPOS NAS CÂMARAS FRIGORÍFICAS JÁ JUNTARAM MAIS 2 MIL CORPOS
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
Segundo o boletim emitido às 9h de sábado (18), o número de mortos pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul aumentou para 155, e 94 pessoas estão oficialmente desaparecidas no estado. Em Canoas, foram confirmados 22 óbitos e 18 desaparecimentos. Ou seja, é falso que ocorreram mais de 2 mil mortes no estado, tampouco no município gaúcho. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas confirmou que o vídeo é falso.
Em nota enviada à Lupa, o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) — responsável pelas perícias médico-legais e criminalísticas no estado —, negou que estão armazenando corpos em frigoríficos e que receberam 2 mil corpos para necropsia. “O que foi veiculado neste vídeo não procede”, declarou o instituto.
A tenente Sabrina Ribas, da Defesa Civil Estadual, explicou que os números divulgados nos levantamentos diários da instituição são repassados pela Secretaria de Segurança Pública, o Instituto-Geral de Perícias e a Polícia Civil, e que também recebem minuciosa verificação da Defesa Civil. “Quando nos passam a informação nós verificamos e passa por mais de uma checagem. Se confirmados os números de óbitos e desaparecidos, a gente inclui na nossa lista. Esse é o protocolo”, informou a tenente.
No dia 5 de maio, a Lupa também desmentiu um áudio que alegava que 300 corpos foram encontrados no bairro Mathias Velho, em Canoas, e que a projeção era de mais de 2 mil mortos serem encontrados na localidade. 
Conteúdo semelhante foi verificado por Estadão Verifica.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.06.2024 - 17h48
Tecnologia
É falso que Starlink controla desde tornozeleiras eletrônicas até GPS

Post alega que a Starlink controla tornozeleiras eletrônicas; GPS; sistemas de navegação por satélites; comunicações e armamentos das Forças Armadas. É falso. A Starlink é uma empresa que oferece conexão à internet via satélite.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 17h30
Cultura
Performances com terra, tinta e manteiga em vídeo viral não foram financiadas com impostos do Brasil

Post traz um vídeo com cinco apresentações artísticas. A legenda que acompanha a publicação alega que as performances foram pagas com impostos, o que dá a entender que foram realizadas no Brasil. É falso. As cinco cenas foram gravadas no exterior e não tiveram financiamento de leis de incentivo à cultura do país.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 13h09
Enchentes
Caminhões em vídeo não levavam doações de Bolsonaro para Caxias do Sul

Circula nas redes um vídeo de três caminhões escoltados por carros do Batalhão de Polícia de Choque de Caxias do Sul (RS). Segundo a legenda da publicação, os veículos transportavam mantimentos enviados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cidade. É falso. Os caminhões transportavam materiais para a Brigada Militar.


Gabriela Soares
19.06.2024 - 12h36
Política
Deputado de PL do Aborto mente sobre venda de fetos para fazer cosméticos

 Em vídeo, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que é um dos autores do Projeto de Lei 1904/2024, conhecido como PL do Aborto, afirma que a indústria utiliza fetos humanos na produção de cosméticos. É falso. O deputado utilizou informações falsas para embasar seu argumento.

Gabriela Soares
19.06.2024 - 11h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem rompeu em São Leopoldo, no RS, em maio

Vídeo alega que uma barragem rompeu em São Leopoldo e que prefeituras locais processaram pessoas por alertar contra a catástrofe. É falso. São Leopoldo não possui uma barragem hidrelétrica, mas um sistema de diques. O vídeo mostra um dique que extravasou. A Prefeitura afirma que não processou ninguém sobre avisos quanto às cheias.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital