UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo
18.05.2024 - 16h51
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Eis aí a prova máxima. Estamos sob o Rio das Antas, no Belvedere, onde está a usina 14 de julho [...] O lago, onde é o lado da barragem, completamente normal. Da barragem pra baixo [...] destruição total e óbvio, abaixo da barragem [...] [Essa foi] uma das cinco barragens que foram abertas [...] Cinco usinas com as comportas abertas só podia dar no que deu. Isso aqui é o Brumadinho gaúcho
– Transcrição de trecho do vídeo circula nas redes sociais
Falso
O vídeo não prova que a suposta abertura de comportas das barragens teria causado as enchentes do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma gravação antiga, que não tem relação com as recentes enchentes no estado gaúcho. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no TikTok em setembro de 2023.
Captura mostra que vídeo foi publicado no dia 12 de setembro de 2023 no Tik Tok
Além disso, as barragens do Complexo Energético Rio das Antas não são capazes de controlar enchentes, uma vez que elas foram construídas para gerar energia elétrica e suas comportas não armazenam água.
Em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a assessoria de imprensa reforçou que os sistemas citados na gravação não possuem capacidade de agravar cheias. 
“As barragens de Monte Claro e 14 de Julho possuem comportas, mas as barragens das usinas são do tipo soleira livre, ou seja, não possuem capacidade de armazenamento e regularização de cheias, são usinas do tipo ‘fio d'água’. Em outras palavras, as vazões afluentes são totalmente defluidas. Não há como agravar as cheias”, disse, em nota encaminhada à Lupa
“Do mesmo modo, as PCHs do Rio Carreiro são usinas de pequeno porte. Nenhuma delas também possui capacidade de regularização das vazões. Todas são fio d'água”, disse a Aneel sobre as “Pequenas Centrais Hidrelétricas” (PCHs), que são “usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos”, segundo a categorização utilizada pela Associação Brasileira de PCHs e CGHs.
Em setembro de 2023, quando também ocorreram enchentes no Rio Grande do Sul, a Lupa verificou uma outra publicação desinformativa com a mesma narrativa. Posts afirmavam que a abertura de comportas do Complexo Energético do Rio das Antas teria acelerado a inundação — o que era falso. Na época, a Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul explicou que não existiam evidências de que as barragens influenciaram no aumento das cheias.
Este conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica e Reuters.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.04.2025 - 08h00
Páscoa
Confira os golpes mais comuns da Páscoa e como se proteger

Com a chegada da Páscoa, criminosos aproveitam para aplicar golpes. Falsas promoções de ovos de chocolate e brindes imperdíveis são algumas das iscas usadas para enganar os consumidores. A Lupa separou algumas dessas fraudes. Confira as mais frequentes:

Equipe Lupa
17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital