UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS
21.05.2024 - 17h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, em evento de entrega de purificadores de água em Porto Alegre. A legenda da publicação insinua que o equipamento não funciona e que, por isso, o ministro não teria tido “coragem” de provar da água purificada. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
O Canalha [Paulo Pimenta] não teve coragem de beber a água purificada
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O vídeo, que foi editado, circula pelas redes sociais com uma legenda enganosa. No X, antigo Twitter, o ministro Paulo Pimenta, que recentemente assumiu a Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, desmentiu que não bebeu a água do purificador.
“Eles cortaram a parte que a gente toma água e fizeram um vídeo dizendo que não tivemos coragem de tomar. É mentira!", declarou Paulo Pimenta no X.
A gravação original, usada nas peças desinformativas, foi publicada no perfil de Pimenta no X e no TikTok no dia 8 de maio. No vídeo, é possível perceber que o trecho no qual o ministro bebe a água do purificador foi omitido. Há um corte entre o momento em que ele fala sobre a qualidade da água (3:00m - 3m:25s) e o trecho em que brinda com o copo na mão (3m:26s). 
Um vídeo da mesma cena registrado de outro ângulo, publicado no canal do YouTube da rádio Itatiaia, mostra na íntegra o discurso de Paulo Pimenta e o momento no qual ele bebe a água purificada.
Além disso, uma foto publicada no perfil do ministro no Facebook e um vídeo no perfil do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, no Instagram, mostram quando ele bebe a água filtrada pelo purificador. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também bebeu a água filtrada pelo equipamento em um outro momento.
A entrega de 220 purificadores de água doados pela sociedade civil ocorreu no dia 8 de maio, em Porto Alegre. Os equipamentos foram enviados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
A legenda que acompanha a gravação sugere que os equipamentos não são eficazes. Segundo nota enviada à Lupa pela Secretaria da Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, porém, os purificadores atendem aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
O equipamento desenvolvido pela PWTech é uma tecnologia de purificação de fácil manuseio, com capacidade de tratar até quatro litros de água por minuto e já utilizado em outras situações de calamidade. Em março de 2023, o purificador foi enviado pelo Brasil às vítimas do terremoto que atingiu a Síria e à população da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, em dezembro de 2023.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos, UOL Confere e Fato ou Fake.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.06.2024 - 17h48
Tecnologia
É falso que Starlink controla desde tornozeleiras eletrônicas até GPS

Post alega que a Starlink controla tornozeleiras eletrônicas; GPS; sistemas de navegação por satélites; comunicações e armamentos das Forças Armadas. É falso. A Starlink é uma empresa que oferece conexão à internet via satélite.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 17h30
Cultura
Performances com terra, tinta e manteiga em vídeo viral não foram financiadas com impostos do Brasil

Post traz um vídeo com cinco apresentações artísticas. A legenda que acompanha a publicação alega que as performances foram pagas com impostos, o que dá a entender que foram realizadas no Brasil. É falso. As cinco cenas foram gravadas no exterior e não tiveram financiamento de leis de incentivo à cultura do país.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 13h09
Enchentes
Caminhões em vídeo não levavam doações de Bolsonaro para Caxias do Sul

Circula nas redes um vídeo de três caminhões escoltados por carros do Batalhão de Polícia de Choque de Caxias do Sul (RS). Segundo a legenda da publicação, os veículos transportavam mantimentos enviados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cidade. É falso. Os caminhões transportavam materiais para a Brigada Militar.


Gabriela Soares
19.06.2024 - 12h36
Política
Deputado de PL do Aborto mente sobre venda de fetos para fazer cosméticos

 Em vídeo, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que é um dos autores do Projeto de Lei 1904/2024, conhecido como PL do Aborto, afirma que a indústria utiliza fetos humanos na produção de cosméticos. É falso. O deputado utilizou informações falsas para embasar seu argumento.

Gabriela Soares
19.06.2024 - 11h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem rompeu em São Leopoldo, no RS, em maio

Vídeo alega que uma barragem rompeu em São Leopoldo e que prefeituras locais processaram pessoas por alertar contra a catástrofe. É falso. São Leopoldo não possui uma barragem hidrelétrica, mas um sistema de diques. O vídeo mostra um dique que extravasou. A Prefeitura afirma que não processou ninguém sobre avisos quanto às cheias.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital