UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações
22.05.2024 - 11h42
Rio de Janeiro - RJ
Esta verificação foi atualizada para incluir a resposta da Secretaria de Comunicação Social do Rio Grande do Sul
19.06.2024 - 09h32
Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos da América pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“15/05/2024
Aeronave das forças aérea dos EUA pousou hoje no Rio Grande do Sul com milhares de toneladas de donativos”
– “15/05/2024 Aeronave das forças aérea dos EUA pousou hoje no Rio Grande do Sul com milhares de toneladas de donativos”
Falso
Em nota, a Embaixada e o Consulados dos EUA no Brasil esclareceram que “não houve qualquer operação desse tipo realizada no Rio Grande do Sul”. A representação americana recomendou que as pessoas visitem o site oficial da instituição para obter informações sobre as ações dos EUA no RS.
O Ministério das Relações Exteriores também informou que “não há registro, até o momento, do suposto voo da Força Aérea dos EUA” ao estado. Na mesma linha, a Secretaria de Comunicação Social do Rio Grande do Sul esclareceu à Lupa que “não há registro de pousos de aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos no Rio Grande do Sul para envio de donativos”.
Em apoio às vítimas das enchentes no Sul do Brasil, os EUA destinaram R$ 260 mil, por meio da organização não governamental ADRA Brasil, para a compra e distribuição de cobertores, roupas de cama, água, saneamento e higiene. Além disso, uma aeronave oficial da Embaixada dos EUA transportou 500 quilos de doações coletadas por seus funcionários brasileiros e norte-americanos. A Embaixada também colaborou com as operações de distribuição da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando mais de 2 mil quilos de suprimentos. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.



Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.06.2024 - 19h21
Agricultura
Açúcar com fragmentos metálicos é brasileiro, não chinês

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um pacote de açúcar com peças metálicas sendo atraídas por um imã. Segundo a legenda do post, o açúcar em questão seria um produto importado recentemente da China pelo governo Lula (PT). É falso. O vídeo é antigo. Além disso, o açúcar foi produzido no Brasil, não no exterior.

Evelyn Fagundes
18.06.2024 - 17h59
Política
É falso que Giorgia Meloni se negou a abraçar Lula em reunião do G7; vídeo foi editado

Post exibe vídeo que supostamente mostra a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusando a abraçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  na chegada à cúpula do G7, na Itália. É falso. O vídeo foi editado e omite o momento em que Meloni abraça Lula e em seguida os dois posam para fotos.

Catiane Pereira
18.06.2024 - 17h20
Fraude
Falsa indenização de R$ 200 milhões da Caixa é usada para aplicar golpe

Circula pelas redes sociais a imagem de uma suposta notícia da CNN afirmando que a Caixa Econômica Federal foi condenada a pagar R$ 200 milhões em indenizações por vazamento de dados. A publicação leva o usuário a um site onde ele pode, supostamente, consultar se tem direito à indenização. É falso, como esclareceu a Caixa em nota à Lupa.


Gabriela Soares
18.06.2024 - 17h11
Política
Piada de Moraes sobre ser ‘ministro comunista’ foi tirada de contexto

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirma estar “reconfortado” por não ser mais o “único ministro comunista” da Corte. Na gravação, ele se refere a um “momento socialista” do STF. Falta contexto. Moraes fez a afirmação em tom de piada durante sessão em 12 de junho.

Carol Macário
18.06.2024 - 15h49
Política
É falso que ‘segurança do rei’ mandou Lula descer degrau e se afastar de autoridade

Circula nas redes um vídeo cuja legenda afirma que o presidente Lula, ao se dirigir ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, é alertado pelo "segurança do rei" a se afastar. É falso. A pessoa que aparece nas imagens é o chefe do Banco Mundial, Ajay Banga, que orienta Lula na posição oficial na foto da Cúpula do G7.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital