UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS
22.05.2024 - 12h12
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais o trecho de um podcast no qual duas voluntárias que trabalham no apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS) alegam que o Exército teria montado duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional, da Rede Globo. É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Exército foi até lá [Rio Grande do Sul] para montar tenda para o Jornal Nacional”
– Texto em vídeo que, até 17h do dia 20 de maio de 2024, havia sido visualizado por 152,1 mil usuários no Facebook
Falso
O Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx) informou, em nota, que as barracas foram montadas para atender às demandas da população e das equipes de salvamento, e que a imprensa — incluindo a equipe do Jornal Nacional — apenas acompanhou a montagem. Segundo representante da comunicação da Operação Taquari 2, que coordena as ações de resgate no RS, o caso aconteceu na Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre (RS), na base de apoio logístico do 3º Batalhão de Polícia do Exército, que, naquele momento, recebia desabrigados da região. As tendas citadas pelas voluntárias no podcast foram usadas no apoio às vítimas entre os dias 6 e 10 de maio — depois foram desmontadas pela redução na demanda de resgatados. 
Em vídeo compartilhado pelo Exército à Lupa, as voluntárias Maricel Dittrich e Saionara Cardoso, que aparecem no podcast, esclareceram que conversaram com membros do Exército e entenderam que as estruturas não eram para o JN, mas sim para as vítimas. Elas também agradeceram o apoio dado pela Força ao RS. 
“Naquele exato momento [durante o podcast] era o que sentíamos, mas tivemos o prazer do Coronel Guimarães, da comunicação do Exército, ter o respeito e a sensibilidade ao povo brasileiro, a nós. E nos dar uma resposta. (...) Estamos felizes de terem nos esclarecido que não era [para o Jornal Nacional], que era para o resgate e apoio às vítimas e que chegaram naquele horário porque a demanda está muito grande”, esclareceram no vídeo. 
A Lupa também entrou em contato com as voluntárias. Por mensagem via WhatsApp, Maricel Dittrich reforçou que após conversa com o Exército entendeu a situação e agradeceu a disponibilidade da Força em esclarecer os fatos, ela também compartilhou o vídeo citado acima. Na mesma linha, Saionara Cardoso informou, por telefone, que entendeu a situação.  

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.




Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.06.2024 - 19h21
Agricultura
Açúcar com fragmentos metálicos é brasileiro, não chinês

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um pacote de açúcar com peças metálicas sendo atraídas por um imã. Segundo a legenda do post, o açúcar em questão seria um produto importado recentemente da China pelo governo Lula (PT). É falso. O vídeo é antigo. Além disso, o açúcar foi produzido no Brasil, não no exterior.

Evelyn Fagundes
18.06.2024 - 17h59
Política
É falso que Giorgia Meloni se negou a abraçar Lula em reunião do G7; vídeo foi editado

Post exibe vídeo que supostamente mostra a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusando a abraçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  na chegada à cúpula do G7, na Itália. É falso. O vídeo foi editado e omite o momento em que Meloni abraça Lula e em seguida os dois posam para fotos.

Catiane Pereira
18.06.2024 - 17h20
Fraude
Falsa indenização de R$ 200 milhões da Caixa é usada para aplicar golpe

Circula pelas redes sociais a imagem de uma suposta notícia da CNN afirmando que a Caixa Econômica Federal foi condenada a pagar R$ 200 milhões em indenizações por vazamento de dados. A publicação leva o usuário a um site onde ele pode, supostamente, consultar se tem direito à indenização. É falso, como esclareceu a Caixa em nota à Lupa.


Gabriela Soares
18.06.2024 - 17h11
Política
Piada de Moraes sobre ser ‘ministro comunista’ foi tirada de contexto

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirma estar “reconfortado” por não ser mais o “único ministro comunista” da Corte. Na gravação, ele se refere a um “momento socialista” do STF. Falta contexto. Moraes fez a afirmação em tom de piada durante sessão em 12 de junho.

Carol Macário
18.06.2024 - 15h49
Política
É falso que ‘segurança do rei’ mandou Lula descer degrau e se afastar de autoridade

Circula nas redes um vídeo cuja legenda afirma que o presidente Lula, ao se dirigir ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, é alertado pelo "segurança do rei" a se afastar. É falso. A pessoa que aparece nas imagens é o chefe do Banco Mundial, Ajay Banga, que orienta Lula na posição oficial na foto da Cúpula do G7.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital