UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas
27.05.2024 - 19h19
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma enxurrada avançando em direção a alguns homens. Segundo a legenda do post, seriam funcionários que abriram as comportas de barragens no Rio Grande do Sul para causar os danos atribuídos às enchentes no estado. É falso. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
FUNCIONÁRIOS RESPONSÁVEIS PELA ABERTURA DAS COMPORTAS RINDO QUANDO OBEDECERAM ORDENS SUPERIORES PARA CAUSAREM A MAIOR DESGRAÇA QUE O BRASIL VIVERIA NO RIO GRANDE DO SUL
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que mostra a enxurrada não é atual. A Lupa identificou o mesmo conteúdo em publicações feitas em setembro de 2023. Além disso, também é falso que os funcionários que aparecem na gravação abriram as comportas para liberar a água. A usina onde foi feita a filmagem, a Linha Emília, não possui sistema de comportas que podem ser abertas ou fechadas e funciona no esquema “soleira livre”, que não permite o controle do fluxo da água do rio. 
A Linha Emília fica localizada no município de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul. A gravação que circula nas redes sociais foi feita no contexto dos temporais que acometeram cidades do RS em 2023. A empresa Elera Renováveis, que opera a usina, confirmou que o vídeo foi feito na Linha Emília e que não houve “abertura de comportas”, uma vez que esse sistema não existe nessa PCH (Pequena Central Hidrelétrica). 
“O vídeo foi gravado na PHC Linha Emília. O registro mais antigo que encontramos é de 4 de setembro de 2023. (...) Destacamos que a PCH Linha Emília não possui comportas. Ela opera a fio d’água e tem suas estruturas dimensionadas para resistir a vazões muito superiores às observadas no evento em questão”, afirmou a Elera Renováveis em nota encaminhada à Lupa.
A empresa explica que as defesas civis foram informadas, à época, após o registro de uma anormalidade nas vazões, que são monitoradas diariamente. “Reiteramos que a usina estava segura à época e que as estruturas do barramento da PCH Linha Emília permanecem seguras após as chuvas de maio deste ano”, pontuou.
A Lupa também contatou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que reforçou que o vídeo não é atual. “A usina não possui comportas capazes de controlar o fluxo da água do rio, já que sua estrutura é do tipo soleira livre, ou seja, não possuem capacidade de armazenamento e regularização de cheias, são usinas do tipo ‘fio d'água’. Em outras palavras, as vazões afluentes são totalmente defluidas, portanto não há como agravar as cheias”, disse em nota
Em setembro de 2023, a AFP verificou o mesmo vídeo. Na época, circularam publicações alegando falsamente que foram abertas comportas na usina em questão e que isso teria provocado as enchentes no Rio Grande do Sul. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.06.2024 - 19h21
Agricultura
Açúcar com fragmentos metálicos é brasileiro, não chinês

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um pacote de açúcar com peças metálicas sendo atraídas por um imã. Segundo a legenda do post, o açúcar em questão seria um produto importado recentemente da China pelo governo Lula (PT). É falso. O vídeo é antigo. Além disso, o açúcar foi produzido no Brasil, não no exterior.

Evelyn Fagundes
18.06.2024 - 17h59
Política
É falso que Giorgia Meloni se negou a abraçar Lula em reunião do G7; vídeo foi editado

Post exibe vídeo que supostamente mostra a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusando a abraçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  na chegada à cúpula do G7, na Itália. É falso. O vídeo foi editado e omite o momento em que Meloni abraça Lula e em seguida os dois posam para fotos.

Catiane Pereira
18.06.2024 - 17h20
Fraude
Falsa indenização de R$ 200 milhões da Caixa é usada para aplicar golpe

Circula pelas redes sociais a imagem de uma suposta notícia da CNN afirmando que a Caixa Econômica Federal foi condenada a pagar R$ 200 milhões em indenizações por vazamento de dados. A publicação leva o usuário a um site onde ele pode, supostamente, consultar se tem direito à indenização. É falso, como esclareceu a Caixa em nota à Lupa.


Gabriela Soares
18.06.2024 - 17h11
Política
Piada de Moraes sobre ser ‘ministro comunista’ foi tirada de contexto

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirma estar “reconfortado” por não ser mais o “único ministro comunista” da Corte. Na gravação, ele se refere a um “momento socialista” do STF. Falta contexto. Moraes fez a afirmação em tom de piada durante sessão em 12 de junho.

Carol Macário
18.06.2024 - 15h49
Política
É falso que ‘segurança do rei’ mandou Lula descer degrau e se afastar de autoridade

Circula nas redes um vídeo cuja legenda afirma que o presidente Lula, ao se dirigir ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, é alertado pelo "segurança do rei" a se afastar. É falso. A pessoa que aparece nas imagens é o chefe do Banco Mundial, Ajay Banga, que orienta Lula na posição oficial na foto da Cúpula do G7.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital