Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que Kamala Harris, candidata à presidência dos Estados Unidos; Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama; e Brigitte Macron, primeira dama da França, “nasceram homens”. É falso. Todas são mulheres cisgêneros, isto é, nasceram com o sexo feminino e se identificam com ele.
Circula, pelas redes sociais, um comunicado do Comando Militar do Leste (CML) com instruções para o expediente militar em 7 de setembro de 2024. Postagens alegam que a ordem expressa justifica o público no desfile cívico em Brasília. É falso. O CML não atua no Distrito Federal e disse que vai abrir processo disciplinar “para apurar possíveis transgressões”.
Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala sobre as eleições venezuelanas. Segundo a legenda, o político disse que não confia nas urnas eletrônicas sem votos impressos e pediu os comprovantes para confirmar a reeleição de Maduro. É falso. A fala foi deturpada. No vídeo, o petista defendeu a divulgação das atas de votação da Venezuela
Circula nas redes trecho de entrevista do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), no qual ele afirma que em “2.890 [cidades] têm mais Bolsa Família do que CLT” e que quem recebe o benefício não pode trabalhar. O número citado é exagerado e não é proibido trabalhar para quem recebe o benefício.
A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.