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Lupa
Tabata erra sobre dados de trânsito e vagas para dependentes químicos
O texto foi atualizado com duas respostas enviadas pela assessoria de imprensa de Tabata Amaral
30.11.2024 - 00h32
A Lupa deu a largada nesta semana à cobertura das eleições municipais de 2024, começando pela checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). Já foram entrevistados Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB).
A quarta entrevista foi com a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). A pré-candidata acertou ao citar dados sobre o tempo que as pessoas perdem no trânsito ao se deslocar pela cidade e, também, ao afirmar que propôs e foi aprovada uma lei no Congresso para que toda cidade brasileira tenha um plano de gestão das mudanças do clima.
Por outro lado, Tabata errou ao dizer que a capital paulista hoje não tem dados em tempo real do que ocorre no trânsito e ao pontuar que só há 400 vagas disponíveis para acolhimento de pessoas em situação de rua com dependência química.
Outro erro dela foi ao citar Recife (PE), cujo prefeito é o seu namorado, João Campos (PSB). Tabata disse que a capital pernambucana foi a única cidade do país que fez a vacinação da população contra Covid-19 100% com agendamento online, o que não é verdade. Ela ainda subestimou a quantidade de Centros Educacionais Unificados (CEUs) existentes em São Paulo — afirmou que eram 52, mas são 58. 
A seguir, confira a checagem completa feita pela Lupa. A assessoria de Tabata Amaral foi procurada e as respostas enviadas pela deputada foram incluídas nas frases checadas.
Nesta sexta-feira (7), a Lupa fará a checagem em tempo real de mais dois pré-candidatos a prefeito de São Paulo: Marina Helena (Novo), a partir das 14h, e Kim Kataguiri (União Brasil), a partir das 16h.
Assista à entrevista:
Confira a checagem:
"Prefeitura prometeu que entregaria dezenas de km de corredor de ônibus, o prefeito Nunes não vai entregar nem 7"
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Falta contexto
O Plano de Metas da cidade de São Paulo, para o quadriênio 2021 - 2024, mostra que a meta era de entregar 40 quilômetros de novos corredores de ônibus (meta 46). Até 2023, a gestão entregou 6,8 quilômetros. Apesar de o prefeito Ricardo Nunes (MDB), em três anos, não ter cumprido nem metade da meta, esse número pode aumentar até o fim de 2024.
“São Paulo hoje não tem dado em tempo real do que acontece no trânsito”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Falso
A capital paulista tem vias monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) 24 horas por dia. Desde março de 2023, uma parceria entre a CET e o aplicativo de mobilidade Waze passou a disponibilizar informações como lentidão, por exemplo, em tempo real. No total, o trânsito em 20 mil quilômetros de ruas e avenidas de São Paulo passou a ser monitorado dessa forma.
A lentidão de trânsito em algumas das principais vias da cidade é medida desde os anos 1980 por um sistema próprio da prefeitura. A partir do início de 2024, esse sistema foi desativado e a CET passou a adotar dados extraídos do aplicativo Waze por meio de um termo de cooperação técnica que prevê licença cruzada de conteúdo.
“Vê o quanto transporte piorou nos últimos anos. Desde a pandemia, a gente não conseguiu reequacionar essa história. (...) Levavam uma hora, uma hora e meia [no trânsito] (...)”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Falso
Um levantamento realizado pelo Instituto em Pesquisa e Consultoria Estratégia (Ipec) em parceria com a Rede Nossa São Paulo, publicado em setembro de 2023, mostra que o comportamento do trânsito em São Paulo de 2023 é semelhante ao de 2019. O estudo aponta que a população da capital paulista gastava, em média, 2 horas e 11 minutos por dia para se deslocar pela cidade no primeiro ano de pandemia da Covid-19. 
Já em 2021, o tempo médio caiu para 2 horas e 1 minuto. No período pós-pandemia, em 2022, o tempo médio de deslocamento subiu para 2 horas e 19 minutos (página 14). O cálculo considera a média de todos os deslocamentos diários, incluindo a ida e volta para a realização de todas as atividades cotidianas. Um ano antes, em 2019, por exemplo, o tempo médio era de 2 horas e 25 minutos.
A assessoria de imprensa da deputada respondeu esta apuração da Lupa dizendo apenas que o “trânsito geral pode ter ficado igual, mas a frota diminuiu e quem anda de ônibus foi mais impactado”.
“(...) Hoje levam duas ou três horas [de tempo no trânsito]”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Verdadeiro
Ainda de acordo com o levantamento realizado pelo Ipec em parceria com a Rede Nossa São Paulo, a população da capital gastou em 2023, em média, 2 horas e 26 minutos por dia para se deslocar pela cidade. O cálculo considera a média de todos os deslocamentos diários, incluindo a ida e volta para a realização de todas as atividades cotidianas.
“A gente tem apenas 400 vagas para acolhimento de quem está na rua por questão de dependência química”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Falso
Existem mais de 1 mil vagas na capital paulista para acolhimento temporário, para tratamento ou ainda para desintoxicação em unidades de saúde para pessoas em situação de rua e que são usuárias de álcool e drogas na cidade. 
A oferta das vagas é feita por meio do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat), vinculado a cinco secretarias municipais, como a da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, além de subprefeituras. Esse serviço é dividido em algumas categorias.
Uma delas, o Siat II, por exemplo, oferece 420 vagas para acolhimento temporário em duas sedes localizadas nos bairros Armênia e Glicério. Já o Siat III, tem 221 vagas para acolhimento de médio prazo em quatro locais: Brasilândia, Ermelino Matarazzo, Heliópolis e Penha. Também existem mais de 560 vagas para usuários de drogas e álcool que precisam de hospitalização no processo de desintoxicação. 
“São Paulo tem hoje um grande legado que são 52 CEUs”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Subestimado
Segundo a Prefeitura de São Paulo, atualmente a cidade conta com 58 unidades de Centros Educacionais Unificados (CEUs). O dado é 12% maior que o citado pela pré-candidata e, por esse motivo, a informação foi classificada como subestimada.
"Saiu um ranking comparando as capitais brasileiras em alfabetização na idade certa. Na gestão do Nunes, São Paulo foi a cidade que mais caiu nesse ranking. Saiu da posição numero 2 para a posição 21, dentre as 27 capitais que a gente tem"
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Falta contexto
O relatório da pesquisa Alfabetiza Brasil, com dados de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mostra que a capital paulista, de fato, apresentou o segundo melhor índice de alfabetização entre as capitais brasileiras, com uma taxa de 39,35. 
Por outro lado, o Indicador Criança Alfabetizada, divulgado em maio deste ano com dados de 2023 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que a cidade de São Paulo, tem uma taxa de alfabetização de 37,9, e estaria em 21º. Entretanto, o levantamento não inclui dados de Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Florianópolis (SC), o que impossibilita uma avaliação precisa da posição de São Paulo no ranking, considerando a ausência dessas informações.
“De cada 10 pessoas que moram em São Paulo, 6, se pudessem, iriam embora”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Verdadeiro
Pesquisa feita pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) em parceria com a Rede Nossa São Paulo, divulgada em 23 de janeiro deste ano, aponta que 60% dos moradores de São Paulo afirmam que se mudariam da cidade se pudessem. O estudo foi feito a partir de 800 entrevistas, do dia 1º a 18 de dezembro de 2023. 
Outra pesquisa do Ipec, feita em 2022, também identificou que 61% dos moradores da capital paulista sairiam da cidade se conseguissem fazer isso.
“(...) Projeto que aprovei nesta semana no Congresso Nacional: uma lei que apresentei em 2021 para que toda cidade brasileira tenha um plano de gestão das mudanças do clima”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Verdadeiro
Em novembro de 2021, Tabata Amaral apresentou um projeto de lei (PL 4.129/2021) propondo a criação de diretrizes gerais para a elaboração de planos nacional, estaduais e municipais de adaptação às mudanças climáticas. A proposta, cuja autoria principal é de Amaral, também foi assinada pelos deputados Nilto Tatto (PT-SP), Joenia Wapichana (Rede-RR), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Alessandro Molon (PSB-RJ), Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).
“Na pandemia, Recife foi a única cidade que fez a vacinação da população 100% com agendamento online”
– Tabata Amaral (PSB), deputada federal (SP) e pré-candidata a prefeita de São Paulo, em sabatina do MyNews, em 7 de junho de 2024
Falso
A vacinação contra Covid-19 na cidade de Recife, em Pernambuco, não foi feita “100% com agendamento online”. A cidade pernambucana iniciou a vacinação de grupos prioritários, como profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos, em 19 de janeiro de 2021, sem necessidade de agendamento. Já em dezembro, veículos de vacinação itinerante também circularam pela cidade aplicando o imunizante sem necessidade de agendamento prévio. Além disso, houve relatos de pessoas que procuraram diretamente os postos de saúde devido a dificuldades para agendar a vacinação pelo aplicativo. 
Recife também não foi a única cidade a adotar o agendamento online. Outros municípios, como Ribeirão Preto e Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, e Curitiba, no Paraná, também adotaram o agendamento de vacinação online, no período de Emergência em Saúde Pública devido à Covid-19, encerrado pelo Ministério da Saúde em maio de 2022. A pandemia foi declarada encerrada em maio de 2023, conforme anunciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
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