UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeos manipulados por IA promovem golpe do ‘dinheiro acumulado no CPF’
10.06.2024 - 18h09
Rio de Janeiro - RJ
Circula na internet um vídeo com a imagem do presidente Luiz Inácio Lula (PT), no qual ele supostamente responde a uma pergunta no Instagram sobre valores de compras “acumulados no CPF”. No vídeo, Lula confirma que qualquer cidadão estaria apto a resgatar os valores do “programa de benefício”. O vídeo é falso e foi manipulado digitalmente.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Sim gente, é verdade, agora você consegue sacar o valor acumulado de todas as compras que você já fez em seu CPF, mas preste atenção para não passar da data do saque, se não todo o dinheiro volta para os cofres públicos, para você que quer saber quanto você tem acumulado em seu CPF é só clicar no botão que deixamos abaixo”
– Fala em vídeo que circula nas redes sociais falsamente atribuída ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Falso
É falso que qualquer brasileiro pode sacar “valores acumulados” das compras realizadas com o CPF. Além disso, o áudio do vídeo foi manipulado por inteligência artificial (IA) para parecer que Lula propagava o suposto benefício. Nas imagens originais, publicadas em seu perfil no Instagram, o presidente anunciava o lançamento do programa Acredita, que oferece empréstimo com taxas de juros menores para pequenos empreendedores.
Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) esclareceu que o vídeo é falso e que “serão analisadas medidas judiciais contra a geração de vídeos falsos como esse”. 

Programa CPF na nota

O programa que permite o resgate de crédito acumulado de compras realizadas no CPF, o chamado “CPF na nota”, de fato existe em alguns estados, como o Nota Fiscal Paulista, de São Paulo; o Nota Paraná e o Sua Nota Tem Valor, no Ceará. Além dos saques, os programas tem outras vantagens — a depender de cada estado —, como recarga de celular, desconto no IPVA  e sorteios. Para verificar se há dinheiro disponível para saque, o cidadão deve buscar informações nos sites oficiais de cada estado.

Posts patrocinados e inteligência artificial impulsionam o golpe

A Lupa também localizou propagandas golpistas utilizando a imagem de ministros do governo Lula, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que, na publicação original, falava sobre prevenção contra dengue; e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE), que no post verdadeiro falava sobre discriminação religiosa
Conteúdos semelhantes foram encontrados utilizando a imagem do empresário Luciano Hang, que negou a autoria do vídeo em nota; e do ex-presidente Michel Temer (MDB), que também negou o vídeo em mensagem enviada por sua assessoria. Na imagem original, Temer mandava um recado ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Vídeos manipulados por IA são usados para aplicar golpe do falso “saque CPF”. Imagem: Reprodução
Para promover a fraude, golpistas impulsionam os conteúdos manipulados digitalmente no Instagram e Facebook. Um perfil nomeado como “Gabriela Mendes” publicou mais de 18 anúncios do falso resgate utilizando a imagem do senador Sérgio Moro (União). Outra conta, nomeada como “Geração de Cristo”, também utilizou a imagem do parlamentar para promover o golpe
Em nota, a assessoria de imprensa de Moro esclareceu que o vídeo é falso e que ele não fez nenhuma publicação do gênero. No vídeo original, publicado no Instagram do parlamentar, Moro falava sobre a Reforma Tributária. 
Além dos vídeos manipulados com IA, os criminosos vinculam as propagandas a páginas que imitam o layout do site do governo federal. Um dos links localizados pela Lupa, por exemplo, tem o domínio diferente do usado pelo governo federal: “www.gov.br”. 
Em nota, a Secom orientou que “na dúvida, quando estiver diante de alguma vantagem ou benefício muito fortuitos, digite o termo na barra de procura do “Gov.Br”. Caso o programa de fato exista, ele vai constar nos resultados da pesquisa”.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

SAIBA MAIS:
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.






Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.06.2024 - 17h48
Tecnologia
É falso que Starlink controla desde tornozeleiras eletrônicas até GPS

Post alega que a Starlink controla tornozeleiras eletrônicas; GPS; sistemas de navegação por satélites; comunicações e armamentos das Forças Armadas. É falso. A Starlink é uma empresa que oferece conexão à internet via satélite.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 17h30
Cultura
Performances com terra, tinta e manteiga em vídeo viral não foram financiadas com impostos do Brasil

Post traz um vídeo com cinco apresentações artísticas. A legenda que acompanha a publicação alega que as performances foram pagas com impostos, o que dá a entender que foram realizadas no Brasil. É falso. As cinco cenas foram gravadas no exterior e não tiveram financiamento de leis de incentivo à cultura do país.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 13h09
Enchentes
Caminhões em vídeo não levavam doações de Bolsonaro para Caxias do Sul

Circula nas redes um vídeo de três caminhões escoltados por carros do Batalhão de Polícia de Choque de Caxias do Sul (RS). Segundo a legenda da publicação, os veículos transportavam mantimentos enviados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cidade. É falso. Os caminhões transportavam materiais para a Brigada Militar.


Gabriela Soares
19.06.2024 - 12h36
Política
Deputado de PL do Aborto mente sobre venda de fetos para fazer cosméticos

 Em vídeo, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que é um dos autores do Projeto de Lei 1904/2024, conhecido como PL do Aborto, afirma que a indústria utiliza fetos humanos na produção de cosméticos. É falso. O deputado utilizou informações falsas para embasar seu argumento.

Gabriela Soares
19.06.2024 - 11h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem rompeu em São Leopoldo, no RS, em maio

Vídeo alega que uma barragem rompeu em São Leopoldo e que prefeituras locais processaram pessoas por alertar contra a catástrofe. É falso. São Leopoldo não possui uma barragem hidrelétrica, mas um sistema de diques. O vídeo mostra um dique que extravasou. A Prefeitura afirma que não processou ninguém sobre avisos quanto às cheias.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital