UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que doações foram descartadas em lixão em Roca Sales, no RS
11.06.2024 - 09h41
Porto Alegre
Publicação nas redes sociais alega que doações enviadas ao Rio Grande do Sul foram encontradas em um lixão. O post é acompanhado de um vídeo onde uma mulher diz que produtos provenientes de doação enviada para Roca Sales foram parar no lixão. Nas imagens é possível ver embalagens de pastas de dente, sabonetes e colchões em meio à lama. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Vejam que absurdo.
doações enviadas ao Rio Grande do Sul são encontradas em lixão. Que se investigue quem está fazendo isso.
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Os produtos que aparecem no vídeo não são oriundos de doações encaminhadas para Roca Sales. A assessoria de imprensa da Prefeitura, em contato via WhatsApp, explica que naquele local estão produtos inutilizáveis de diversos comércios da cidade, como farmácia, mercado e lojas em geral. O presidente da Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços do município confirmou a informação. Roca Sales, localizado no Vale do Taquari, é um dos municípios mais atingidos pelas seguidas enchentes no Estado e registra treze mortes com a inundação de maio.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, o local de descarte está localizado na Rua Vereador João de Souza, Bairro 21 de Abril, próximo ao Parque de Máquinas. “Se trata de uma área monitorada pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul”, informa.
Nas redes sociais, a Prefeitura divulgou um comunicado informando que aquela área é destinada a entulhos e que os materiais registrados no vídeo não correspondem aos kits de cestas básicas, higiene pessoal e materiais de limpeza adquiridos pela Defesa Civil. "Os kits foram comprados no comércio local e entregues já montados (...) e não de forma avulsa. Cabe reforçar, ainda, que os entulhos consistem em restos de construções e produtos de estabelecimentos atingidos pelas cheias. Portanto, inutilizáveis!"
A Lupa conversou com duas empresas que forneceram produtos à Prefeitura, Fruteira do Alemão e Qualipel, que confirmaram que os kits foram vendidos já montados para o Poder Executivo.
O presidente da Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Roca Sales (CIC), Cleber Santos, confirmou que no local estão depositadas mercadorias de diversos estabelecimentos comerciais atingidos pela cheia do Rio Taquari.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informa, via WhatsApp, que devido a situação de calamidade, foi publicada a Instrução Normativa nº 3/2024 que, de forma excepcional, autoriza os municípios a usarem algumas áreas para o descarte. “Toda a autonomia de controle e fiscalização dessas áreas é competência da prefeitura”, diz a Sema.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 19h14
Política
É falso que Kamala Harris utilizou fone de ouvido em debate com Trump

Circula nas redes um post afirmando que a candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris utilizou um brinco com ponto eletrônico no último debate com Donald Trump. É falso. O acessório da vice-presidente é um produto da Tiffany & Co, não da Nova, que produz aparelhos auriculares. Imagens comparativas mostram as diferenças entre os itens.


Evelyn Fagundes
19.09.2024 - 19h10
Crime
É falso que PF encontrou túnel com dinheiro em imóvel de Deolane Bezerra; advogada foi presa pela Polícia Civil

Um vídeo afirma que a Polícia Federal (PF) encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra, com cofre contendo documentos e dinheiro. É falso. Na Operação Integration, liderada pela Polícia Civil de Pernambuco, nenhum túnel foi descoberto. A operação investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais e resultou na prisão da influenciadora.

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h28
Política
Léo Dias não exibiu áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda a Lula

Um vídeo mostra o apresentador Léo Dias exibindo um suposto áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda ao presidente Lula sobre sua prisão. É falso. O vídeo foi editado e foi inserido um áudio antigo, de fevereiro passado, para sugerir que o pedido é recente. Na gravação, Deolane pedia a Lula uma ação contra o abuso infantil na Ilha de Marajó (PA).

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h11
Política
Voto nas eleições de 2024 não serve como prova de vida ao INSS

Circula, pelas redes sociais, uma publicação segundo a qual o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida junto ao INSS . É falso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiram a publicação e esclareceram que o voto não poderá ser usado como prova de vida.

João Pedro Capobianco
19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital