UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que líder do governo japonês pediu desculpas aos não vacinados contra Covid
11.06.2024 - 16h51
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais publicações alegando que um suposto “líder japonês” pediu desculpas aos não vacinados contra a Covid-19. Segundo o texto, ele afirmou que os imunizantes teriam matado milhões de pessoas. As publicações sugerem que a declaração foi feita por um representante do governo japonês. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Líder [do governo] japonês pede desculpas aos não vacinados: ‘vocês estavam certos, as vacinas estão matando milhões de nossos entes queridos’”
– Texto em legenda em imagem que circula nas redes sociais
Falso
O homem que aparece na publicação é Kazuhiro Haraguchi, do partido Partido Democrático Constitucional do Japão (PCD) — principal sigla de oposição no país. Ele não ocupa cargo no Executivo, nem atuou no governo durante a pandemia de Covid-19, encerrada em maio de 2023, conforme mostra a biografia disponível em seu site pessoal. Portanto, sua fala não reflete um posicionamento oficial do Japão. O país, na realidade, segue recomendando a vacina como forma de prevenção contra casos graves da Covid-19.
Algumas versões do post desinformativo circulam acompanhados de um vídeo com um discurso de Haraguchi. O registro foi gravado durante uma manifestação contra a Organização Mundial da Saúde (OMS) que ocorreu em Tóquio em 1º de junho de 2024. Apesar de Haraguchi ter alegado, sem provas, que as vacinas contra Covid-19 foram prejudiciais à saúde, em nenhum trecho de sua fala ele disse a frase “Vocês estavam certos, as vacinas estão matando milhões de nossos entes queridos”, que agora circula nas redes sociais. Isso pode ser verificado a partir da tradução do discurso. Vale reforçar que os imunizantes são seguros e eficazes, conforme já demonstrado pela Lupa em diversas checagens (1, 2 e 3).  
Algumas publicações do vídeo alegam que Haraguchi é ex-ministro do Interior e das Comunicações do Japão. De fato, ele ocupou o cargo em 2009, mas desde aquele ano não exerceu nenhuma função de liderança no governo.   
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Boatos.org

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.




Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.10.2024 - 17h49
Eleições 2024
Não é irregular transporte de urnas em caminhonete gravado no Mato Grosso

Vídeo mostra uma caminhonete preta transportando urnas eletrônicas, com um homem insinuando irregularidades devido à falta de identificação do veículo. É falso. O carro está na lista de veículos alugados para as eleições de 2024, divulgada pelo TRE do Mato Grosso.

Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h23
Política
Lula não foi nomeado novo líder do Hezbollah

Circula, pelas redes sociais, vídeo que mostra o presidente Lula (PT) vestindo um keffiyeh, tradicional lenço árabe. Publicações alegam que ele foi aceito como novo líder do grupo libanês Hezbollah. É falso. As imagens são do encontro de Lula com Issam Idom, dono de uma doceria libanesa em São Paulo (SP). O lenço foi um presente do empresário.

João Pedro Capobianco
07.10.2024 - 15h52
Política
É falso que Boulos foi cassado e que Marçal irá para o 2º turno

Vídeo nas redes sociais alega que Guilherme Boulos (PSOL) foi cassado pela Justiça Eleitoral e, desta forma, Pablo Marçal (PRTB) irá para o segundo turno da eleição em São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB). É falso. Trata-se de uma desinformação. O registro da candidatura de Boulos está regular junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maiquel Rosauro
07.10.2024 - 15h33
Política
Zeca do PT não pediu para o Exército entregar quartel para o MST

Circula pelas redes sociais que o Exército deverá entregar um quartel ao MST. A informação foi compartilhada em um vídeo que sugere que a ideia foi do deputado estadual Zeca do PT (PT-MS). É falso. O Exército desmentiu que terá que entregar um quartel ao movimento. Post tira de contexto denúncia feita pelo deputado sobre uso de um terreno.

Carol Macário
06.10.2024 - 21h20
Eleições 2024
É falso que Marçal 'vendeu' eleição para o TSE para eleger Nunes

Circula nas redes mensagem com o título “divulgado o escândalo que todo mundo suspeitava”, alegando que Pablo Marçal vendeu sua vitória para o TSE para que Ricardo Nunes disputasse a eleição do 2º turno com Guilherme Boulos. É falso. O texto é uma adaptação de uma corrente de e-mail que começou a circular após a Copa do Mundo de 1998

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital