UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Não é da Globo equipe barrada por prefeito de São Caetano do Sul em evento
12.06.2024 - 18h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Júnior (PSDB), impedindo uma repórter de realizar perguntas à então secretária da Saúde do município e pré-candidata a vice-prefeita, Regina Maura Zetone (PSD), durante uma coletiva de imprensa. A legenda que acompanha a gravação afirma que a repórter seria da TV Globo e que o prefeito não quis dar entrevista para o veículo. É falso.  
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Prefeito de São Caetano do Sul ignorando a globo
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
A equipe de jornalismo barrada pelo prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Júnior, não pertence à TV Globo. A repórter Camila Pergentino, impedida pelo prefeito de fazer perguntas durante uma coletiva de imprensa, trabalha no veículo local Diário do Grande ABC. Por meio de mensagem, a jornalista confirmou que o jornal em que trabalha não tem qualquer ligação com a TV Globo. 
Também é possível confirmar a informação no vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra claramente o nome de usuário do perfil do Diário do Grande ABC no TikTok. Além disso, na própria gravação, o prefeito José Auricchio questiona a jornalista sobre seu veículo, ao que ela responde “sou do Diário”. 
Na ocasião, o prefeito impediu a repórter de direcionar perguntas à então secretária da Saúde, Regina Maura, alegando que o veículo para o qual a repórter  trabalha “não era bem-vindo” por não estar alinhado aos interesses da “cidade de São Caetano do Sul”.
O evento em que a equipe foi barrada se tratava da transmissão de cargo do comando da Secretaria da Saúde de São Caetano do Sul, realizado no Espaço Municipal das Telhas, em 29 de maio deste ano. Na cerimônia, a médica Regina Maura Zetone deixou o cargo na pasta, sendo sucedida pelo advogado Guilherme Crepaldi Esposito, que possui formação em Gestão em Saúde Pública.
O Diário do Grande ABC declara que o veículo foi convidado oficialmente pela prefeitura de São Caetano do Sul para cobrir o evento. Segundo Camila Pergentino, até o momento, não houve nenhuma retração ou comentário por parte do prefeito José Auricchio sobre o episódio. 
“Nós fomos ignorados em todos os pedidos de comentário. Minutos depois disso acontecer todos os jornalistas do Diário foram removidos do grupo de WhatsApp da assessoria de imprensa [da prefeitura]”, declarou a repórter.
A atitude do prefeito Auricchio foi repudiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).
O que diz a Prefeitura 
Procurada pela Lupa, a prefeitura de São Caetano do Sul declarou, em nota enviada por e-mail, que a jornalista “foi apenas convidada, de modo respeitoso, a não participar da coletiva”. Segundo a prefeitura, o Diário do Grande ABC é um “veículo que usa de má-fé e que distorce, há anos, informações relacionadas à Prefeitura de São Caetano do Sul”. 
“A reiterada conduta do jornal em perseguir e distorcer os feitos da Prefeitura de São Caetano do Sul contraria as inúmeras pesquisas de avaliação de governo que evidenciam a imensa maioria da população aprovando a atual gestão”, afirma parte da nota enviada pela prefeitura.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital