UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo viral de mulher fazendo birra por iPhone 15 é experimento social
12.06.2024 - 15h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula na internet o vídeo de uma jovem de 20 anos supostamente chorando e gritando com a mãe porque ganhou um iPhone 13, mas queria o modelo mais atual da Apple, o iPhone 15. Falta contexto. O vídeo é verdadeiro, mas foi um experimento social. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Garota de 20 anos, faz escândalo para a mãe comprar um iPhone 15!!!”
– Legenda em vídeo que, até 11h do dia 12 de junho de 2024, havia sido visualizado por 92 mil usuários no Threads
Falta contexto
O vídeo é verdadeiro, contudo, trata-se de uma encenação realizada pelas influenciadoras digitais e atrizes Sarah Moreno e Sabrina Santos. Em mensagem à Lupa, Moreno, que interpreta a mãe no vídeo viral, confirmou se tratar de um experimento social.
Ela também esclareceu que as duas não são parentes e que se conheceram pela internet. “A Sabrina era uma fã que veio me ver e logo viramos grandes amigas, eu percebi um talento nela que podia aflorar”, explicou Moreno por mensagem
Em entrevista ao SBT Notícias, elas explicaram que o objetivo do vídeo foi conscientizar jovens quanto a importância de trabalhar e construir sua independência. “Principalmente o jovem de hoje que não quer trabalhar”, acrescentou Santos.
Vale mencionar que em seus perfis no Instagram @maiinha e @sabriina_mulher informam que as contas são de humor, sátira e testes sociais. 
“Irritada por não ganhar iPhone 15, jovem de 20 anos dá tapa na cara de repórter durante entrevista”
– Texto em legenda de vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo original foi cortado e tirado de contexto para parecer que Sabrina Santos — jovem que “fez o escândalo pelo iPhone 15” —, agrediu o repórter durante uma entrevista. Na publicação original transmitida pelo SBT Notícias e disponível no canal do YouTube da TV Serra Dourada SBT, de Goiás, é possível ver que, após o tapa, o repórter revela que tudo se tratava de uma encenação previamente combinada. 
No vídeo, ele diz, inclusive, “é claro que isso é uma brincadeira” e elogia a atuação de Santos. Veja, abaixo, o trecho no qual a simulação é revelada: 
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.




Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


06.10.2024 - 15h02
Eleições 2024
É falso que a PF realizou operação na casa da prefeita de Gurupi-TO; site da Gazeta do Cerrado foi clonado

Notícia afirma que a Polícia Federal fez uma operação na casa de Josi Nunes, candidata à reeleição para a prefeitura de Gurupi (TO). A notícia, publicada no dia da votação, foi atribuída ao site “Gazeta do Cerrado”. É falso. Um portal forjou o design da Gazeta do Cerrado para veicular a desinformação.

Evelyn Fagundes
06.10.2024 - 14h47
Política
Pesquisa de boca de urna não será divulgada antes do fim da votação em SP

Homem diz em vídeo que, “em 30 minutos”, jornais de todo o Brasil vão divulgar uma pesquisa de boca de urna que mostrará Guilherme Boulos (PT) e Ricardo Nunes (MDB) liderando a votação à prefeitura de São Paulo. É falso. Uma resolução do TSE proíbe a divulgação de pesquisas no dia da votação antes das 17h, horário de fechamento das urnas.

Maiquel Rosauro
06.10.2024 - 14h32
eleições 2024
É falso que Marçal aparece isolado em 1º lugar em todas as pesquisas

Circula nas redes um vídeo de Pablo Marçal em que ele diz estar em primeiro lugar em todas as pesquisas que foram divulgadas, menos uma. É falso. Institutos mostram, em sua maioria, empate técnico dentro da margem de erro entre Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e Pablo Marçal.

Ítalo Rômany
06.10.2024 - 13h16
Política
É falso que grupos no WhatsApp precisam ser fechados no dia da eleição

Texto diz que grupos no WhatsApp precisam ser fechados neste domingo (6) de eleições, já que é proibido realizar qualquer tipo de propaganda eleitoral no dia da votação. É falso. Neste domingo é proibido pedir votos, mas a legislação determina que podem ser mantidas em funcionamento as aplicações de internet e os conteúdos publicados anteriormente.

Maiquel Rosauro
06.10.2024 - 10h59
Política
Chapa de oposição em Botuporã estará nas urnas, mas aguarda julgamento

Homem diz em vídeo que Moaci e Tavim – candidatos a prefeito e vice de Botuporã (BA) – tiveram as candidaturas impugnadas e não estarão nas urnas neste domingo (6). Falta contexto. Ambos estão nas urnas, porém Tavim teve o registro de candidatura "indeferido em prazo recursal ou com recurso" e aguarda julgamento por instância superior.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital