UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que 17 integrantes do MST foram mortos por roubar gado no Mato Grosso
13.06.2024 - 12h04
Porto Alegre - RS
Post nas redes sociais alega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu 17 eleitores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O texto diz que eles foram assassinados em uma confraternização após terem roubado e matado o gado de uma fazenda em Peixoto de Azevedo, município localizado no norte do Mato Grosso. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra corpos ensanguentados de homens no chão e cabeças de gado ao lado de uma cerca. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
"Lula acaba de perder 17 Eleitores do MST.
Eles estavam numa confraternização do MST de ladrões de gado, comendo Churrasco de Picanha dos gados dum Fazendeiro da UDR lá de Peixoto de Azevedo (Mato Grosso).
"*Mataram o gado e roubaram pra vender a carne e pra comer a Picanha do gado de um fazendeiro da UDR (cerca forte) !
**Resultado: 17 CPFs cancelados.*👍🏻
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo usa imagens de diferentes crimes que não possuem relação com o MST. As cenas de bois mortos foram registradas em abril de 2023, em uma fazenda entre os municípios de Conde e Esplanada, na Bahia, quando uma ação criminosa mutilou os animais. Pelo menos 14 cabeças de gado foram encontradas, causando um prejuízo de cerca de R$ 80 mil. A Lupa já havia verificado esse trecho do vídeo, em junho de 2023. À época, a Polícia Civil da Bahia confirmou que não havia indícios da participação de integrantes do MST.
A publicação traz diversas imagens de corpos de homens ensanguentados. Uma das imagens foi registrada no município de Ribeirão, em Pernambuco, em março de 2023. Trata-se de dois suspeitos de participação em um tiroteio com a Polícia Militar. A ação ficou marcada pela morte do sargento José Filho. No dia seguinte, outros cinco suspeitos de envolvimento no crime foram assassinados. Outras imagens de corpos presentes no vídeo são encontradas em fóruns online.
Também é usada a captura de tela de uma matéria, de dezembro de 2016, sobre a prisão de suspeitos do assassinato de um comerciante, de 72 anos, em Peixoto de Azevedo. O caso não possui relação com o MST, tratando-se de um latrocínio. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
14.03.2025 - 14h20
Religião
Post com pedido de oração pela Síria atribuído ao Papa é fake

Circula, pelas redes sociais, um pedido de orações pela Síria feito pelo Papa Francisco. No texto da publicação, são mencionadas pessoas decapitadas na cidade de Qaraqosh, no Iraque. É falso. A mensagem circula nas redes desde, pelo menos, 2017. Não se tem notícia de mensagem semelhante divulgada pelo Pontífice.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 14h15
Cultura
‘Ainda Estou Aqui’ não foi financiado pelo BNDES

Circula nas redes sociais um post afirmando que o filme “Ainda Estou Aqui” foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É falso. A produção foi custeada com recursos próprios, não públicos. A publicação distorceu uma notícia sobre o banco ter aprovado recentemente um financiamento para uma coprodutora do longa.


Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 17h30
Política
Vídeo em que homem diz ter orgulho da prisão de Lula foi editado

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem declara que um dos momentos de maior orgulho de sua vida foi o dia em que o presidente Lula foi preso. É falso. O vídeo foi editado. Na fala original, ele afirma que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que Lula foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.

Ítalo Rômany
13.03.2025 - 17h01
Economia
É falso que governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias

Circula nas redes sociais um post que afirma que o governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias com a nova lei trabalhista vigente em 2025. É falso. Não existe qualquer mudança ou alteração sobre esse direito. Faltas justificadas por atestados médicos não impactam nas férias do trabalhador.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital