UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ‘segurança do rei’ mandou Lula descer degrau e se afastar de autoridade
18.06.2024 - 15h49
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais um vídeo cuja legenda alega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alertado pelo “segurança do rei” a se afastar e descer um degrau ao se aproximar do presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Lula subiu de penetra e o segurança do rei mandou se afastar e descer o degrau
– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
Ao contrário do que diz a legenda do vídeo, o presidente Lula não apareceu de "penetra" nem foi alertado pelo "segurança do rei" a se afastar. A pessoa que aparece nas imagens fazendo gestos com a mão para o petista é o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, que na verdade orienta Lula a se posicionar para a foto oficial da Cúpula do G7, realizada na Itália.
As imagens completas, disponíveis no YouTube, mostram, a partir de 19 minutos e 44 segundos, o momento em que o presidente Lula chega ao local em que será produzida a foto oficial dos líderes do G7. É possível verificar que, num primeiro momento, uma mulher guia o petista ao seu posicionamento na foto. O presidente em seguida sobe o primeiro degrau da escada e, neste momento, é orientado pelo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, que indica com a mão o local exato em que Lula deve se posicionar. As imagens mostram o momento também em que o presidente brasileiro, ao ser cumprimentado por Banga, chama um intérprete para ajudá-lo na conversa.
O Canal Gov também divulgou imagens por outro ângulo do momento em que o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, orienta Lula. Quando enfim o presidente entende o local em que deve se posicionar para a foto oficial, Ajay Banga faz um gesto de 'legal' com a mão. Em seguida, um outro senhor confirma para Lula o ponto exato do brasileiro para a foto.
É possível verificar também na foto oficial dos líderes do G7 o posicionamento de cada autoridade — Lula aparece ao lado do secretário-geral da ONU, António Guterres, o último à direita. Os chefes de estado estão posicionados em duas fileiras. Nenhum deles aparece nos degraus da escada montada no evento. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital