UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo mostra ‘ministro de Lula’ roubando dinheiro em culto
18.06.2024 - 13h22
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra um homem retirando dinheiro de um saco de oferta durante um culto religioso. Ele pega uma nota e repassa para uma pessoa que está sentada no banco de trás da plateia. A legenda que acompanha a gravação diz que o homem seria um dos atuais ministros do Governo Federal. É falso.  
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Ministro do Lula vai ao culto e… [rouba dinheiro]
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
O vídeo que circula pelas redes sociais foi editado com efeito reverse e, portanto, é exibido de trás para frente para simular que o homem que aparece nas imagens retirou o dinheiro da sacola durante um culto. Além disso, a gravação mostra o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes, e não um ministro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por meio de uma busca reversa, foi possível encontrar a gravação original publicada no canal do YouTube do jornal ABC TV Paraguay. O registro mostra Horacio Carte durante uma missa em reverência a Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai, no dia 8 de dezembro de 2014, colocando e não tirando dinheiro da sacola.
A legenda da publicação diz que o então presidente do Paraguai não estava preparado para entregar uma doação e um dos seus auxiliares lhe emprestou dinheiro para participar do momento de oferta no culto. Outros veículos de imprensa internacionais também noticiaram sobre o despreparo do então presidente durante a solenidade (veja aqui e aqui).
Vale ressaltar que alguns detalhes na peça desinformativa evidenciam a manipulação das imagens. A mulher que aparece coletando as doações anda de trás para frente e o suposto ‘ministro de Lula’ insere sua mão superficialmente na sacola, não sendo possível acessar o fundo do objeto e retirar a nota.  
Conteúdo semelhante foi verificado pelo Estadão Verifica

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital