UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Conferência LGBT foi em 2016 e teve passagens pagas pelo governo Dilma
24.06.2024 - 17h05
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo com imagens de pessoas que afirmam ter recebido passagens e hospedagem custeados pelo governo federal para participar de um evento em defesa dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e outras (LGBTQIA+). Falta contexto.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“A passagem aérea [para a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Tavestis e Transexuais"] é [paga] pelo governo. Pelo governo federal (...)”
– Trecho de fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falta contexto
As imagens são antigas. De fato, o governo federal pagou para participantes irem à 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), como confirmou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em nota à Lupa. Contudo, o evento foi realizado em 2016, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Desde aquele ano, não houve outra conferência. A próxima edição acontecerá de 14 a 18 de maio de 2025, em Brasília (DF).
Em nota, a atual gestão da pasta esclareceu que a Secretaria-Executiva da época montou uma comissão que ficou responsável pelo processo de compra de passagens e pagamento de diárias, atendendo às demandas das conferências nacionais promovidas naquele ano.
Entre os resultados da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de LGBT está a assinatura do Decreto Presidencial n° 8.727, de 28 de abril de 2016, que regulamenta o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais na administração pública federal.

4ª Conferência nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+

Em nota à Lupa, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania esclareceu que o orçamento da 4ª edição da conferência, prevista para ocorrer no ano que vem, está em construção “para atender adequadamente todos os públicos que serão beneficiados pela retomada desse espaço tão importante para a população LGBTQIA+”. Segundo a pasta, as etapas estaduais e municipais da conferência terão início em 2024. 
Conteúdo semelhante foi verificado por Estadão Verifica

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.




Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 17h28
Eleições 2024
PT conquistou 248 prefeituras no 1º turno, e não 46 como afirma post

Circula pelas redes que o PT elegeu apenas 46 prefeitos no 1º turno das eleições municipais de 2024, e o PL elegeu 508 prefeitos. É falso. O PT conquistou 248 prefeituras, embora não tenha vencido em nenhuma capital. Já o PL assume 510 municípios, incluindo duas capitais: Rio Branco e Maceió. O PT ainda disputará o 2º turno em quatro capitais.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h00
Política
É falso que PT foi ‘erradicado’ em Roraima; post é antigo

 Circula nas redes um post alegando que Roraima virou um "paraíso" sem políticos do PT nos cargos de governador, senador, deputado, prefeito e vereador, sugerindo que o partido foi "erradicado" do estado. É falso. A mensagem é antiga e, em 2022, nenhum candidato do PT venceu a eleição. Recentemente, um vereador do PT foi eleito em Uiramutã.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 14h31
Política
É falsa a imagem de Elon Musk fazendo o ‘M’ de Marçal; foto foi gerada por IA

Post nas redes sociais mostra a imagem de um homem vestindo um boné com a letra “M” estampada e fazendo o sinal da referida letra com os dedos. A legenda indica que se trata do empresário Elon Musk fazendo o “M” de Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato a prefeito de São Paulo. É falso. A imagem foi criada por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 13h02
Eleições 2024
É falso que Pablo Marçal não gastou nada na campanha para prefeito de SP

Publicação nas redes sociais alega que Pablo Marçal (PRTB) não gastou nenhum real na campanha para a Prefeitura de São Paulo (SP). A postagem afirma que seus adversários gastaram R$ 78 milhões a mais, e obtiveram apenas 1% a mais nos votos. É falso. A divulgação de candidaturas e contas eleitorais de Marçal mostra que foram gastos R$ 4,9 milhões.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital