UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Guga Chacra não chamou de ‘príncipe herdeiro’ o mesmo saudita que havia chamado de ‘ditador anticristão’
25.06.2024 - 15h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma captura de tela que mostra duas reportagens supostamente assinadas pelo jornalista Guga Chacra, colunista do jornal O Globo. Na primeira captura de tela, o jornalista diz que Mohammad bin Salman, príncipe da Arábia Saudita, é um “ditador anticristão”. O texto trata sobre a relação amigável entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Mohammad bin Salman.
Já na segunda imagem, que falava sobre o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o monarca, o colunista supostamente se refere ao monarca saudita como “príncipe herdeiro”. A captura de tela das duas manchetes insinua um tratamento diferente dado pelo jornalista a Bolsonaro e outro a Lula. É falso. Apenas a primeira manchete é real. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Dois pesos duas medidas [para Bolsonaro e Lula], tá vendo como a mídia manipula vc
– Legenda de imagem que circula pelo WhatsApp
Falso
Apenas a primeira manchete foi assinada pelo colunista do jornal O Globo, Guga Chacra. A segunda manchete é uma montagem. 
No dia 8 de março de 2023, o colunista publicou um texto sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro ter se apropriado indevidamente de joias doadas pela Arábia Saudita. O colunista critica o ex-presidente por ter um discurso político em defesa de religiões cristãs e ao mesmo tempo ser favorável ao regime da Arábia Saudita, que proíbe qualquer prática religiosa do cristianismo. Na matéria, o príncipe Mohammad bin Salman é definido pelo jornalista como “ditador anticristão” e “sanguinário”.
Já a captura de tela da segunda manchete é uma montagem. Nenhuma matéria com título igual ao da suposta postagem foi publicada pelo jornal O Globo. Uma manchete semelhante foi publicada no portal G1, no dia 28 de novembro de 2023, contudo, ela não foi assinada por Guga Chacra. 
No dia 29 de novembro de 2023, em uma publicação no X (antigo Twitter), o jornalista disse que a manchete atribuída a ele, que classifica Mohammad bin Salman como “príncipe herdeiro”, é mentirosa e não foi escrita por ele.
Vale ressaltar que antes disso, no dia 9 de setembro de 2023, o colunista já havia publicado um outro texto desaprovando o posicionamento do presidente Lula de se aproximar do monarca saudita. Em sua coluna, Chacra disse ser “lamentável” que Lula, que diz ser apoiador da democracia, tenha aceitado se reunir com um “déspota acusado de crimes contra a Humanidade”. Na matéria, ele diz que o comando de Bin Salman “está em um patamar inigualável” comparado a outras ditaduras e listou alguns dos crimes praticados pelo saudita.
Recentemente, no dia 22 de junho deste ano, em uma publicação no Instagram, o jornalista declarou novamente que a segunda manchete é falsa. A publicação foi feita citando o compartilhamento da peça desinformativa pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Conteúdo semelhante foi verificado por E-farsas

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital