UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É golpe promoção ‘80 anos Sadia’ com prêmio de R$ 80 no PIX
27.06.2024 - 14h51
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a Sadia está promovendo uma campanha para comemorar seus 80 anos, prometendo R$ 80 aos consumidores que se cadastrarem por meio de um link. É falso. Trata-se de um golpe.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 
80 ANOS SADIA 
Caiu certinho R$80 reais! 
Participe e ganhe na hora R$80,00 no seu PIX!
– Mensagem que circula nas redes sociais
Falso
O link exibido na mensagem que circula nas redes sociais não possui vínculo com a Sadia. No site oficial da empresa, é possível verificar que a marca está, de fato, fazendo uma campanha em comemoração aos seus 80 anos. No entanto, a URL é diferente da que está sendo compartilhada na mensagem.
A URL do site oficial da promoção é “https://www.sadiapremiostododia.com.br” , que termina em “.com.br”, ao contrário do site falso, que termina em “.ru”, indicando origem russa, não brasileira. Ao seguir as etapas descritas na mensagem encontrada na página falsa, o usuário deve responder às perguntas e compartilhar o link com amigos no WhatsApp. 

Promoção Sadia

A promoção oficial, chamada Sadia Prêmios Todo Dia, permite que os consumidores participem cadastrando notas fiscais de produtos da marca no site. Após o cadastro, os participantes concorrem a prêmios instantâneos de R$ 80. Além disso, há sorteios diários de R$ 8 mil e um sorteio final, entre todos os participantes, de R$ 8 milhões. Vale destacar que o participante pode ganhar ou não. 
Tela do site oficial da promoção da Sadia

Estratégias dos golpes

A Lupa recebe frequentemente pedidos de checagem sobre possíveis golpes. Um padrão comum é o uso de datas comemorativas como isca para aplicar o golpe. No caso deste, o aniversário da Sadia foi o utilizado para chamar a atenção dos usuários. Outros golpes já verificados aproveitaram-se de outras datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal. 
Outros períodos visados por golpistas incluem a volta às aulas. Em janeiro deste ano, a Lupa desmentiu um falso comunicado que afirmava que a Faber-Castell estaria vendendo kits escolares por R$ 159,90. Em contato com a empresa, foi negada a autoria sobre o conteúdo que circulava nas redes sociais.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital