UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É golpe falsa promoção da FARM Rio que promete mala ao responder quiz
04.07.2024 - 14h02
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais anúncios de uma suposta promoção promovida pela FARM do Rio de Janeiro, que promete uma mala da marca para quem responder a um quiz. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Quer ganhar uma Mala Farm Rio grátis? Responda à nossa pesquisa e entre na corrida para adicionar estilo brasileiro às suas viagens!  Compartilhe sua opinião, ajude-nos a melhorar e tenha a chance de ganhar um acessório exclusivo que une moda e funcionalidade”
– Legenda em publicação que circula nas redes sociais
Falso
Trata-se de um golpe; a FARM Rio não está promovendo tal ação. Em suas redes sociais, a marca alerta para o golpe e orienta os consumidores a sempre conferir as promoções nos canais oficiais da empresa.
Um dos anúncios chega, inclusive, a forjar uma publicação da cantora Anitta promovendo a falsa campanha no X (Antigo Twitter). Contudo, nenhuma publicação do gênero foi localizada no perfil da cantora na rede.  

Como o golpe funciona

Para “ganhar” a mala prometida no falso anúncio, o usuário precisa responder a um quiz sobre a marca. Após o quiz, é liberada uma tela de pagamento, na qual a vítima é orientada a fornecer dados pessoais como nome, CPF, telefone e informações para entrega; então é cobrada uma taxa para o envio da mala. A estratégia dos golpistas é lucrar com a taxa e capturar os dados pessoais das vítimas.
No Reclame Aqui, usuários denunciaram a fraude. Um consumidor relata que respondeu ao quiz, realizou o pagamento da taxa de entrega, mas nunca recebeu a mala. Outro também afirmou ter sido vítima do golpe

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.





Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital