UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É golpe o anúncio de quiz premiado de 70 anos da Brastemp
09.07.2024 - 16h04
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um anúncio, supostamente feito pela Brastemp, prometendo uma geladeira para quem responder um quiz em comemoração aos 70 anos da marca. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Ganhei minha geladeira na promoção de 70 anos da Brastemp! E você também pode ser o próximo ganhador!”
– Legenda em anúncio de falso quiz premiado utilizando o nome da Brastemp
Falso
Trata-se de um golpe. Em nota, a Brastemp negou a ação e esclareceu que não realiza campanhas do gênero fora dos canais oficiais da marca, o site brastemp.com.br e no Instagram da empresa @brastemp
Após clicar no anúncio que está nas redes, o usuário é encaminhado a um site que imita o layout da Brastemp, no qual a pessoa responde a perguntas sobre a marca. Na sequência, é informado que a pessoa tem direito a um eletrodoméstico da Brastemp, mas para recebê-lo, é preciso pagar uma taxa de entrega no valor de R$ 77,89. A estratégia é lucrar com o valor pago pela “entrega” do falso produto e capturar os dados pessoais das vítimas.
No Reclame Aqui, usuários relataram em abril e maio deste ano que realizaram todo o processo, pagaram a taxa de entrega, mas nunca receberam os produtos (1 e 2). 
Vale mencionar que esse não é o primeiro golpe do gênero que circula nas redes sociais. No início deste mês, a Lupa desmentiu um falso quiz que prometia uma mala da FARM Rio. Em junho, os nomes da Sadia e da montadora Toyota foram utilizados para promover falsos questionários premiados. Em todos os casos, os usuários são induzidos a fornecer seus dados pessoais e realizar o pagamento de uma taxa para “receber” os prêmios. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.


Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital