UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Declaração de Biden sobre ‘colocar Trump no alvo’ circula sem contexto
15.07.2024 - 16h21
Porto Alegre - RS
Post nas redes sociais alega que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que era hora de colocar o ex-presidente Donald Trump no alvo. Segundo a publicação, a fala ocorreu durante ligação com apoiadores. Falta contexto.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
In a call with supporters, Biden said it was time to put Trump on target ! Em ligação com apoiadores, Biden disse que era hora de colocar Trump no alvo! O que acham??
– Texto em post que circula nas redes sociais
Falta contexto
Durante uma ligação telefônica privada com doadores para a campanha eleitoral, em 8 de julho, Biden disse que seu trabalho é derrotar Trump nas urnas e que aquele era o momento de parar de falar sobre o debate de 27 de junho e colocar Trump no alvo. A declaração viralizou no final de semana, sem contexto, após a tentativa de assassinato de Trump no sábado (13). 
“Eu tenho um trabalho, que é derrotar Donald Trump. Estou absolutamente certo de que sou a melhor pessoa para fazer isso. Então, terminamos de falar sobre o debate, é hora de colocar Trump no alvo”, disse Biden, por telefone, a um apoiador. 
O debate teve uma grande repercussão devido ao desempenho ruim do atual presidente norte-americano. A declaração foi noticiada pelo site Politico, que não registrou qualquer ameaça de Biden a Trump.
Contudo, desde o atentado, parlamentares republicanos têm acusado Biden de incitar o tiroteio. O presidente da Câmara, Mike Johnson (Republicanos), disse que os ataques de Biden contribuíram para um “ambiente político acalorado”. 
“Quer dizer, eu sei que ele não quis dizer o que está implícito ali”, disse Johnson em  entrevista no domingo (14), à NBC News, sobre o comentário de Biden. Ele ainda acrescentou que “esse tipo de linguagem de ambos os lados deve ser denunciado”.
O FBI (polícia federal norte-americana) informou que o autor dos disparos contra o ex-presidente, Thomas Matthew Crooks, 20 anos, agiu sozinho. A motivação para o crime ainda é desconhecida.
Biden fez um pronunciamento, no domingo (14), onde disse que a "política nunca deve ser um campo de batalha" e que as diferenças precisam ser resolvidas nas urnas. Antes, o democrata havia ordenado uma investigação independente sobre o ataque no comício de Trump.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
16.09.2024 - 12h16
Venezuela
Vídeo com assassinatos foi gravado no Peru e não na Venezuela

Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.

Maiquel Rosauro
13.09.2024 - 17h05
Política
Governo Lula não fez confisco na ‘calada da noite’ de R$ 12 bi e expropriação de R$ 8 bi

Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.

João Pedro Capobianco
13.09.2024 - 16h25
Internacional
Criança em mala não foi resgatada no aeroporto de Dubai; vídeo é ‘brincadeira’

Circula nas redes um vídeo que mostra um bebê dentro de uma mala. Segundo a legenda do post, a criança foi encontrada na bolsa de um passageiro acusado por tráfico infantil no Aeroporto de Dubai. É falso. A gravação não passou de uma brincadeira. A Lupa identificou um perfil no Instagram que publicou trecho do vídeo viral e imagens da mesma criança


Evelyn Fagundes
13.09.2024 - 10h30
Política
Vídeo engana ao alegar que Flávio Dino segue regras de Lenin; decálogo é falso

Post mostra trecho de uma entrevista do ministro do STF, Flávio Dino, onde ele diz que segue o que Lenin recomendava. O vídeo, então, mostra o que seria o Decálogo de Vladimir Lenin, com mandamentos que os comunistas deveriam seguir. É falso. Dino não cita as ideias do decálogo. Pesquisadores dizem que o texto é uma fraude republicada desde 1946.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital