UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump
16.07.2024 - 17h29
Porto Alegre - RS
Viralizou nas redes sociais um vídeo no qual um homem branco, com cabelo loiro comprido, alega ser Thomas Matthew Crooks, acusado de tentar assassinar o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Nas imagens, gravadas no interior de um veículo, ele diz que odeia republicanos, odeia Trump e que o homem errado foi pego pela polícia. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
FOI PRO INFERNO
Um vídeo de Thomas Matthew Crooks, que executou a tentativa de assassinato de Trump, apareceu online.
“Meu nome é Thomas Matthew Crooks. Eu odeio republicanos. Eu odeio Trump. E adivinha? Você pegou o cara errado"
o atirador disse no vídeo.
O vídeo foi posteriormente excluído de sua conta e o acesso à conta foi limitado.
O FBI anteriormente se recusou a revelar a identidade do atirador."
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Thomas Matthew Crooks, o homem de 20 anos que atirou em Trump, no sábado (13), foi morto pelo serviço secreto norte-americano logo após fazer os disparos que acertaram a orelha do republicano. O homem no vídeo não é Crooks, mas um usuário do X identificado como @jewgazing (a conta foi bloqueada e os tuítes, removidos após a repercussão).
Conforme o jornalista da BBC, Shayan Sardarizadeh, o usuário fez a postagem alegando ser Crooks logo após o tiroteio e apagou a trollagem em seguida. No entanto, o vídeo começou a ser compartilhado como se fosse verdadeiro.
No domingo (14), o mesmo usuário utilizou outra conta no X - ativa desde abril deste ano - para fazer várias postagens sobre o assunto. Ele disse que gravar o vídeo foi um grande erro, que fez uma piada e que ele não é o autor do atentado contra Trump.
Esse conteúdo também foi verificado por USA Today, Check Your Fact e Politifact.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 12h28
Política
Vídeo comparando inglês de Lula e Bolsonaro foi manipulado por IA

Circula nas redes sociais um vídeo que compara o inglês de Lula e Bolsonaro. É falso. A gravação em que Lula aparece falando inglês foi manipulada com inteligência artificial. O trecho original é de um debate de 2022, em que ele falou somente em português.

Gabriela Soares
15.04.2025 - 18h17
Saúde
Vacinas contra Covid-19 não reduzem plaquetas nem aumentam risco de morte por dengue

Circula nas redes vídeo em que um homem afirma que as vacinas da Covid-19 reduzem a quantidade de plaquetas no corpo. Segundo ele, isso poderia ser fatal em casos de dengue, pois a suposta queda nas plaquetas causada pela vacina deixaria o paciente vulnerável. É falso. Imunizantes não diminuem as plaquetas do corpo de forma genérica.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital