UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Pai de Thomas Matthew Crooks, atirador de Trump, não é funcionário do FBI
19.07.2024 - 15h23
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma imagem que afirma que o pai de Thomas Matthew Crooks – o homem que atirou no ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca Donald Trump, durante um comício no sábado (13) – seria um agente do Federal Bureau of Investigation (FBI), a polícia federal dos Estados Unidos. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Pai do homem que cometeu atentado contra Trump é do FBI
– Legenda de imagem que circula pelas redes sociais
Falso
De acordo com os veículos internacionais The New York Times, Newsweek e Fox News, o pai de Thomas Matthew Crooks é um assistente social do Conselho de Serviço Social da Pensilvânia, assim como a mãe do atirador. Não há informações na imprensa de que o pai de Crooks pertença ao FBI. 
Investigadores americanos informam que o fuzil estilo AR utilizado no ataque foi comprado legalmente por Matthew Crooks, pai do atirador. Segundo autoridades policiais, o atirador e seu pai eram membros do Clairton Sportsmen's Club, um clube de armas, e costumavam atirar juntos. 
O atirador Thomas Crooks era de Bethel Park, na Pensilvânia, a cerca de 70 quilômetros do local da tentativa de assassinato. Ele se formou em 2022 na Bethel Park High School, segundo um veículo local. Crooks estava registrado para votar como republicano, de acordo uma listagem no banco de dados de eleitores da Pensilvânia que correspondia ao seu nome, idade e endereço. O FBI acredita que o atirador agiu sozinho. Ainda não se sabe a motivação do crime
Atentado contra Trump
Trump foi alvo de tiros enquanto discursava a apoiadores no sábado (13), durante um comício na Pensilvânia. O candidato republicano foi atingido de raspão na orelha e, prontamente, se abaixou em busca de proteção. Agentes do Serviço Secreto americano retiraram Trump do local e mataram o atirador. Pelo menos um apoiador do republicano morreu, enquanto dois ficaram feridos.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


27.11.2024 - 10h00
Trabalho
É falso que Luciano Hang criticou PEC do fim da escala 6x1 em vídeo; fala é de 2023

Circula um vídeo nas redes sociais alegando que Luciano Hang criticou a PEC do fim da escala 6x1 ao dizer que “trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta, não é para empresário”. É falso. O vídeo foi gravado em abril de 2023, antes da mobilização para protocolar a proposta sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Catiane Pereira
26.11.2024 - 04h00
Política
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, entrou em contato com o Superior Tribunal Militar (STM) e exigiu o compartilhamento de nomes de oficiais que teriam traído Jair Bolsonaro. É falso. O STM negou que tal contato tenha ocorrido.

João Pedro Capobianco
22.11.2024 - 12h00
Política
Vídeo de Trump sobre operação militar na Venezuela é de 2017

Circula nas redes um vídeo em que Donald Trump afirma que a Venezuela é uma “bagunça perigosa” e que os Estados Unidos poderiam tomar ações militares para defender o povo venezuelano. Falta contexto. Apesar de estar sendo compartilhado como se fosse uma declaração atual, a fala de Trump é de 2017, quando a Venezuela vivenciava uma crise econômica.

Evelyn Fagundes
22.11.2024 - 11h12
Saúde
CEO da Pfizer não foi condenado à prisão perpétua por mentir sobre vacina

Post nas redes sociais alega que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, foi condenado à prisão perpétua por mentir para bilhões de pessoas sobre a vacina contra Covid-19, além de apontar que o imunizante não é seguro e eficaz. É falso. Trata-se de uma teoria da conspiração que circula desde 2021. A Anvisa comprovou a eficácia e a segurança da vacina.

Maiquel Rosauro
22.11.2024 - 10h51
Política
É falso que Maduro mobilizou mísseis após o Brasil vetar Venezuela no Brics

Circula na internet um vídeo que alega que Nicolás Maduro movimentou mísseis na fronteira com o Brasil após o presidente Lula vetar a entrada da Venezuela no Brics. É falso. O Exército esclareceu que não há movimentação incomum de tropas, apenas a prontidão preventiva de rotina. Além disso, alertou que postagens enganosas promovem desinformação.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital