UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Mulher presa com materiais ilícitos em penitenciária não é parente de Michelle Bolsonaro
23.07.2024 - 12h25
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma mulher detida ao tentar entrar em um presídio com materiais ilícitos escondidos em suas roupas. A legenda da publicação afirma que ela é parente de Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que foi presa ao tentar entrar no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Parente de Michele Bolsonaro é presa tentando entrar com entorpecente na Papuda
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O vídeo é antigo e mostra uma mulher sendo detida com diversos materiais ilícitos no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, Minas Gerais, em janeiro de 2020. Ela não é parente da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Nenhum dos veículos de mídia que reportaram a detenção na época afirma que ela seja da família da ex-primeira-dama (veja aqui e aqui).
Tatiana Borba Chaves foi detida ao tentar entrar em uma penitenciária com 12 celulares, chips, carregadores e fones de ouvido escondidos em sua roupa. A apreensão ocorreu quando a mulher, durante a revista de rotina, foi flagrada pelos agentes penitenciários com os objetos. Ela foi encaminhada para uma delegacia da Polícia Civil e, posteriormente, para o presídio de Vespasiano, uma unidade prisional feminina, também em Minas Gerais.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


06.10.2024 - 21h20
Eleições 2024
É falso que Marçal 'vendeu' eleição para o TSE para eleger Nunes

Circula nas redes mensagem com o título “divulgado o escândalo que todo mundo suspeitava”, alegando que Pablo Marçal vendeu sua vitória para o TSE para que Ricardo Nunes disputasse a eleição do 2º turno com Guilherme Boulos. É falso. O texto é uma adaptação de uma corrente de e-mail que começou a circular após a Copa do Mundo de 1998

Ítalo Rômany
06.10.2024 - 18h18
Eleições 2024
Homem em vídeo foi impedido de votar por erro de mesário; fato não implica fraude

Circula nas redes vídeo que mostra um eleitor revoltado após ser impedido de votar na urna eletrônica. Na gravação, o homem afirma que seu voto já havia sido registrado por outra pessoa. Comentários falam em fraude. Falta contexto. O erro teria ocorrido durante processo de identificação, após uma confusão do mesário.

Ítalo Rômany
06.10.2024 - 18h09
Eleições 2024
STF não cassou candidatura de Marçal; candidato foi intimado a prestar informações

Em vídeo, um homem mostra um documento e alega que o STF buscou cassar a candidatura de Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo antes das eleições. É falso. O candidato do PRTB foi intimado pelo Supremo para prestar esclarecimentos sobre divulgar desinformações na rede social X, que está suspensa no Brasil.

Evelyn Fagundes
06.10.2024 - 15h02
Eleições 2024
É falso que a PF realizou operação na casa da prefeita de Gurupi-TO; site da Gazeta do Cerrado foi clonado

Notícia afirma que a Polícia Federal fez uma operação na casa de Josi Nunes, candidata à reeleição para a prefeitura de Gurupi (TO). A notícia, publicada no dia da votação, foi atribuída ao site “Gazeta do Cerrado”. É falso. Um portal forjou o design da Gazeta do Cerrado para veicular a desinformação.

Evelyn Fagundes
06.10.2024 - 14h47
Política
Pesquisa de boca de urna não será divulgada antes do fim da votação em SP

Homem diz em vídeo que, “em 30 minutos”, jornais de todo o Brasil vão divulgar uma pesquisa de boca de urna que mostrará Guilherme Boulos (PSol) e Ricardo Nunes (MDB) liderando a votação à prefeitura de São Paulo. É falso. Uma resolução do TSE proíbe a divulgação de pesquisas no dia da votação antes das 17h, horário de fechamento das urnas.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital