UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Elon Musk deu dicas para o Brasil se preparar para apagão cibernético
24.07.2024 - 08h40
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo dublado em português no qual o empresário Elon Musk supostamente dá dicas para Brasil se preparar para um apagão cibernético. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Elon Musk dar dicas para o Brasil se preparar sobre o apagão cibernético”
– Legenda em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A “tradução” da fala de Elon Musk no vídeo é falsa. Na versão original do registro, publicada no YouTube em 15 de janeiro de 2015, o empresário anunciou planos para construir uma pista de testes do Hyperloop — sistema de transporte de alta velocidade que utiliza cápsulas em tubos de vácuo parcial —, no Texas, nos Estados Unidos. Em nenhum trecho da gravação ele cita o Brasil ou menciona “apagão cibernético”. 
No vídeo, Musk agradece aos presentes e discute sobre os planos de construir uma pista de testes para o Hyperloop no Texas, com competições anuais para estudantes. Ele também abordou a dificuldade que a Tesla enfrenta para vender carros diretamente no Texas devido a leis que exigem que os carros sejam encomendados através da Califórnia. Destacou ainda os desafios legislativos e de proteção enfrentados pela Tesla para vender seus veículos diretamente no estado (veja na tradução disponível aqui). 
É válido mencionar que não há nenhuma notícia sobre supostas dicas de Musk para os brasileiros lidarem com apagões cibernéticos. Ele também não publicou nenhuma dica do gênero em suas redes sociais

Apagão global cibernético

Diversas organizações nacionais e internacionais enfrentaram um apagão cibernético na última sexta-feira (19), devido a uma atualização em um software da empresa CrowdStrike, usado em computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft. O incidente causou atrasos em aeroportos, afetou aparelhos hospitalares e impactou operações de bancos internacionais. Segundo a empresa, a pane afetou cerca de 8,5 milhões de aparelhos
Este conteúdo também foi verificado por Boatos.org. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

SAIBA MAIS:
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.04.2025 - 08h00
Páscoa
Confira os golpes mais comuns da Páscoa e como se proteger

Com a chegada da Páscoa, criminosos aproveitam para aplicar golpes. Falsas promoções de ovos de chocolate e brindes imperdíveis são algumas das iscas usadas para enganar os consumidores. A Lupa separou algumas dessas fraudes. Confira as mais frequentes:

Equipe Lupa
17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital