UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Aneurisma de Otaviano Costa não está relacionado à vacina contra Covid-19
26.07.2024 - 13h52
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um compilado de vídeos do ator e apresentador Otaviano Costa, sugerindo que ele passou recentemente por uma cirurgia devido a efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19. O primeiro vídeo da sequência mostra o ator exaltando a ciência e depois surge uma foto dele recebendo a primeira dose da vacina. Em seguida, é exibido um outro vídeo em que ele relata ter sido submetido a uma cirurgia no peito devido a um aneurisma da aorta. É falso. A cirurgia que Otaviano Costa não tem relação com a vacina contra a Covid-19. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Otaviano Costa louva a ciência das vacinas / Otaviano Costa revela aneurisma perigoso
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O aneurisma da aorta que levou o ator Otaviano Costa a se submeter a uma cirurgia não tem relação com um suposto efeito colateral da vacina contra a Covid-19. Em um vídeo publicado no Instagram, Costa explica que optou pela intervenção cirúrgica após ser diagnosticado com um aneurisma ascendente da aorta — uma dilatação da artéria que sai diretamente do coração —, que no caso dele foi causado pela ausência da válvula cardíaca tricúspide, uma condição com a qual ele nasceu, possuindo apenas uma válvula cardíaca bicúspide.
Não há evidências de que as vacinas causem efeitos colaterais como aneurisma da aorta. Todos os imunizantes contra a Covid-19 aplicados no Brasil são comprovadamente seguros e eficazes, conforme esclarece o Ministério da Saúde. Além disso, não há menção a “aneurisma” nos efeitos colaterais do imunizante, segundo site da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O médico cardiologista Antonio Amorim, especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), informou que os principais fatores de risco que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver um quadro de aneurisma da aorta são idade avançada, questões genéticas, consumo de cigarro e doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado. “Não existem evidências científicas que relacionem o desenvolvimento de aneurisma da aorta com a vacina contra Covid-19”, disse o médico cardiologista. 
Procurada pela Lupa, a assessoria de imprensa do ator Otaviano Costa informou que prefere não comentar o assunto, destacando que o ator já informou todos os detalhes da sua cirurgia nas redes sociais.
Cirurgia após diagnóstico de aneurisma
O apresentador Otaviano Costa passou por uma delicada cirurgia em São Paulo após ser diagnosticado com um aneurisma da aorta, uma condição potencialmente fatal. A descoberta ocorreu durante exames de rotina. Otaviano relatou que sua vida estava em risco e enfatizou a importância de exames preventivos. A cirurgia, realizada sob supervisão do cardiologista Roberto Kalil Filho no Hospital Sírio Libanês, foi bem sucedida.
A aorta é a maior artéria do corpo humano, que sai diretamente do coração e desce pelo tórax até o abdômen, distribuindo sangue oxigenado aos órgãos. Um aneurisma da aorta ocorre quando há dilatação perigosa das paredes da artéria. Normalmente, esses aneurismas não apresentam sintomas específicos até que estejam bastante avançados. Sintomas que podem indicar a condição incluem dor intensa no peito ou na parte superior das costas, sensação de falta de ar e dor abdominal.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital