Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala sobre as eleições venezuelanas. Segundo a legenda, o político disse que não confia nas urnas eletrônicas sem votos impressos e pediu os comprovantes para confirmar a reeleição de Maduro. É falso. A fala foi deturpada. No vídeo, o petista defendeu a divulgação das atas de votação da Venezuela
Circula nas redes trecho de entrevista do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), no qual ele afirma que em “2.890 [cidades] têm mais Bolsa Família do que CLT” e que quem recebe o benefício não pode trabalhar. O número citado é exagerado e não é proibido trabalhar para quem recebe o benefício.
A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.
Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.
Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.