UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Itens roubados em vídeo viral não são urnas eletrônicas da Venezuela
31.07.2024 - 17h11
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes um vídeo que mostra pessoas saindo de um domicílio carregando grandes objetos brancos de metal. Segundo a legenda do post, essas pessoas estariam roubando urnas eletrônicas usadas nas eleições venezuelanas para favorecer o presidente Nicolás Maduro. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 
Gangues comunistas de Maduro conhecidas como “Colectivos” aparecem mascaradas e com armas automáticas para roubar urnas com votos no estado de Táchira
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que circula nas redes sociais não mostra pessoas carregando urnas eletrônicas. Os itens que estão sendo levados aparentam ser aparelhos eletrodomésticos, não as máquinas utilizadas nas eleições da Venezuela. Comparando imagens, é possível verificar que o objeto que aparece na gravação diverge do formato das urnas usadas naquele país.
À esq., captura do vídeo que circula nas redes sociais; à dir., imagem das atuais urnas eletrônicas venezuelanas. Créditos: TalCual
Na comparação das imagens acima, nota-se que as urnas eletrônicas da Venezuela se assemelham a um pequeno computador, com tela fina, pequena e bem semelhante a um monitor. No entanto, observando o objeto que é levado pelas pessoas na gravação, é possível verificar que se trata de um item que tem uma proporção maior, tanto que está sendo levado nas costas do homem que o retirou do domicílio. 
Em reportagens também é possível verificar que as urnas eletrônicas da Venezuela, que são de responsabilidade da empresa Ex-Cle, se assemelham com pequenos monitores – não com os aparelhos grandes que são levados pelas pessoas no vídeo que tem sido compartilhado nas redes. 
Outra legenda que acompanha o mesmo conteúdo desinformativo no Facebook afirma que as pessoas filmadas estariam roubando “caixas com os votos”, o que também é falso. Comparando as imagens dos objetos levados pelas pessoas com as caixas em que são depositados os votos impressos na Venezuela, nota-se que os itens não possuem semelhança.
Na Venezuela, após o eleitor votar na urna eletrônica, a confirmação do voto em papel é emitida e precisa ser inserida em uma caixa. Créditos: Federico PARRA / AFP

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais


Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.12.2024 - 18h02
Saúde
É falso que diabetes tipo 2 é causada por bactéria e tenha cura

Circulam, na internet, conteúdos com a alegação de que a diabetes é causada por uma bactéria. Em vídeo, um homem afirma ter descoberto a cura da doença e vende um medicamento chamado Insupril. É falso. A diabetes é causada pela insuficiência de insulina no organismo, e a doença não tem cura.

João Pedro Capobianco
11.12.2024 - 17h38
8 de janeiro
É falso que Lula mudou discurso sobre 8 de janeiro; fala é de 2023

Em vídeo, o presidente Lula supõe que, por trás da tentativa de golpe que ocorreu no 8 de janeiro, houve um grande planejamento por parte de invasores que já conheciam os espaços institucionais. Os posts alegam que o petista fez tais afirmações recentemente e mudou tudo o que ele disse antes sobre o assunto. É falso. A fala não é atual, mas de 2023


Evelyn Fagundes
11.12.2024 - 17h33
Internacional
Congresso dos EUA não aprovou lei que cancela vistos de ministros do STF

Publicação diz que o Congresso dos EUA aprovou o cancelamento dos vistos dos ministros do STF. É falso. Existe apenas um projeto de lei em fase inicial que visa barrar ou deportar autoridades estrangeiras envolvidas em censura contra cidadãos americanos. A proposta não cita ministros brasileiros e ainda não avançou no Congresso estadunidense.

Catiane Pereira
11.12.2024 - 17h12
Política
É falso que Hospital Sírio-Libanês confirmou a morte cerebral de Lula

Post nas redes sociais alega que foi confirmada a morte cerebral do presidente Lula (PT) e que o Hospital Sírio-Libanês avisou a família de que o caso é irreversível. É falso. O hospital informou, no início da tarde desta terça (11), que o petista permanece internado, sob cuidados intensivos, para o tratamento de hemorragia intracraniana.

Maiquel Rosauro
11.12.2024 - 16h11
Política
É falso que PL sobre streamings prevê taxar usuários de redes sociais

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), em vídeo nas redes sociais, diz que um “projeto de lei da TV Globo” irá taxar usuários de redes sociais. É falso. O vídeo é antigo e trata do PL nº 8889/2024, que não prevê a taxação de usuários das redes. A matéria atual regulamenta e cria impostos apenas para os serviços de streaming no Brasil.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital