Circulam, na internet, conteúdos com a alegação de que a diabetes é causada por uma bactéria. Em vídeo, um homem afirma ter descoberto a cura da doença e vende um medicamento chamado Insupril. É falso. A diabetes é causada pela insuficiência de insulina no organismo, e a doença não tem cura.
Em vídeo, o presidente Lula supõe que, por trás da tentativa de golpe que ocorreu no 8 de janeiro, houve um grande planejamento por parte de invasores que já conheciam os espaços institucionais. Os posts alegam que o petista fez tais afirmações recentemente e mudou tudo o que ele disse antes sobre o assunto. É falso. A fala não é atual, mas de 2023
Publicação diz que o Congresso dos EUA aprovou o cancelamento dos vistos dos ministros do STF. É falso. Existe apenas um projeto de lei em fase inicial que visa barrar ou deportar autoridades estrangeiras envolvidas em censura contra cidadãos americanos. A proposta não cita ministros brasileiros e ainda não avançou no Congresso estadunidense.
Post nas redes sociais alega que foi confirmada a morte cerebral do presidente Lula (PT) e que o Hospital Sírio-Libanês avisou a família de que o caso é irreversível. É falso. O hospital informou, no início da tarde desta terça (11), que o petista permanece internado, sob cuidados intensivos, para o tratamento de hemorragia intracraniana.
O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), em vídeo nas redes sociais, diz que um “projeto de lei da TV Globo” irá taxar usuários de redes sociais. É falso. O vídeo é antigo e trata do PL nº 8889/2024, que não prevê a taxação de usuários das redes. A matéria atual regulamenta e cria impostos apenas para os serviços de streaming no Brasil.