UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra comerciante de queijo sendo preso é de 2022
01.08.2024 - 12h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem sendo detido e dezenas de queijos sendo apreendidos pela Polícia Militar. O homem que narra a situação afirma se tratar de um produtor de queijo da região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, que teve sua mercadoria apreendida e foi preso. O narrador do vídeo não diz quando o fato aconteceu, mas associa o caso ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sugerindo que a prisão é recente. Falta contexto. O vídeo foi registrado em 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).  
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Um produtor de leite da Serra da Canastra (...) Ele foi abordado pela fiscalização sanitária, a mercadoria dele foi apreendida (...) Aqui no Brasil é o único país onde bandido disputa cargo de presidente e o trabalhador é tratado como bandido
– Trecho de vídeo que circula pelas redes sociais
Falta contexto
O vídeo é antigo e foi registrado em maio de 2022 — durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A Lupa entrou em contato com a Polícia Militar de Minas Gerais que informou, por telefone, que o caso ocorreu durante a operação ‘Divisa Segura’, em conjunto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no dia 25 de maio de 2022, no município de Ibiraci, em Minas Gerais.
Segundo a Polícia Militar, a cena mostra a detenção de um comerciante que teve o seu veículo vistoriado e constatado irregularidades de armazenamento e transporte de cerca de 200 peças de queijo. 
Ainda segundo a polícia, ao ser informado que a mercadoria seria apreendida e posteriormente destruída, o comerciante usou uma barra de ferro para tentar atingir os policiais, mas foi contido. 
No momento que a mercadoria estava sendo recolhida, o comerciante ameaçou dois fiscais agropecuários e, em seguida, recebeu voz de prisão por esse delito. O homem reagiu a prisão e foi contido novamente, sendo algemado e conduzido para uma viatura policial. O comerciante foi levado para uma delegacia da Polícia Civil.  

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
16.09.2024 - 12h16
Venezuela
Vídeo com assassinatos foi gravado no Peru e não na Venezuela

Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.

Maiquel Rosauro
13.09.2024 - 17h05
Política
Governo Lula não fez confisco na ‘calada da noite’ de R$ 12 bi e expropriação de R$ 8 bi

Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.

João Pedro Capobianco
13.09.2024 - 16h25
Internacional
Criança em mala não foi resgatada no aeroporto de Dubai; vídeo é ‘brincadeira’

Circula nas redes um vídeo que mostra um bebê dentro de uma mala. Segundo a legenda do post, a criança foi encontrada na bolsa de um passageiro acusado por tráfico infantil no Aeroporto de Dubai. É falso. A gravação não passou de uma brincadeira. A Lupa identificou um perfil no Instagram que publicou trecho do vídeo viral e imagens da mesma criança


Evelyn Fagundes
13.09.2024 - 10h30
Política
Vídeo engana ao alegar que Flávio Dino segue regras de Lenin; decálogo é falso

Post mostra trecho de uma entrevista do ministro do STF, Flávio Dino, onde ele diz que segue o que Lenin recomendava. O vídeo, então, mostra o que seria o Decálogo de Vladimir Lenin, com mandamentos que os comunistas deveriam seguir. É falso. Dino não cita as ideias do decálogo. Pesquisadores dizem que o texto é uma fraude republicada desde 1946.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital