UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Judoca Beatriz Souza não fez o gesto de ‘L’ na Olimpíada de Paris
06.08.2024 - 14h45
Florianópolis - SC
Circula pelas redes sociais que a judoca brasileira Beatriz Souza fez o gesto de ‘L’, em alusão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após conquistar o ouro na final da categoria +78 kg do judô nos Jogos Olímpicos de Paris. A publicação sugere que a imagem, registrada pela fotógrafa Mathilde Missioneiro, da agência Folhapress, teria sido publicada no site do jornal Folha de S.P. e, depois, substituída em razão do tom político. É falso. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Pra quem ñ viu, pq a foto logo foi substituída no site da Folha. E alguém deve ter levado no mínimo uma bronca. MEDALHA DE OURO
Judoca brasileira Beatriz Souza vence a final da categoria +78 kg e conquista primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris - Mathilde Missioneiro / Folhapress”
– Conteúdo que circula no WhatsApp
Falso
O gesto feito pela judoca Beatriz Souza não tem qualquer conotação política e não foi uma alusão ao presidente Lula. Em nota, a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) negou qualquer alusão à política na comemoração da atleta. Explicou que é comum a judoca celebrar as vitórias em torneios apontando o dedo indicador para cima — e não fazendo um “L”. A CBJ afirmou ainda que a foto não foi tirada durante a disputa que garantiu a medalha de ouro à atleta, mas sim durante a luta da semifinal — diferentemente do que alega a legenda do post desinformativo.
A imagem do perfil de Beatriz Souza no Instagram, por exemplo, mostra a judoca feliz e fazendo um gesto similar. Uma busca por fotos da atleta no Google também apresenta uma série de imagens nas quais ela levanta o dedo indicador após as competições. Em outros exemplos enviados pela assessoria de imprensa da CBJ, Beatriz Souza também aparece com o dedo indicador levantado após as disputas. 
Fotos de Beatriz Souza enviadas pela CBJ mostram dedo indicador levantado em sinal de celebração - Imagem: CBJ
Vale pontuar que a foto feita por Mathilde Missioneiro, da agência Folhapress, de fato foi substituída no site da Folha de S.P. Em nota, a agência informou à Lupa que a “imagem foi trocada por uma que mostrasse o rosto da lutadora Beatriz e também a luta final, que lhe garantiu o ouro”. Depois, diz o texto, foi “trocada novamente por outras imagens, como é normal nessas coberturas”.

Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

LEIA MAIS

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital